© 2024: questões preocupantes no desenvolvimento cognitivo e social, prática pedagógica Marista atende necessidades humanas.
Iniciativa elaborada por jovens aborda e instrui sobre a importância da alfabetização midiática e notícias falsas A falta de informação e o afastamento são temas inquietantes no mundo online, principalmente para as crianças que estão progressivamente conectadas às plataformas digitais.ansiedade
As menores necessitam de orientação adequada para saber discernir entre conteúdos verídicos e enganosos, garantindo assim uma navegação segura e consciente. É fundamental promover a conscientização desde cedo, a fim de preparar os pequenos para lidar com os desafios da era digital.
Desafios no Desenvolvimento Cognitivo e Social das Crianças
Estas plataformas digitais, ao mesmo tempo em que oferecem diversão e oportunidades de aprendizado, também expõem os menores a situações preocupantes que podem ter repercussões significativas em seu desenvolvimento cognitivo e social. Essa é a questão central discutida pelos estudantes do 4º ano do Colégio Marista Arquidiocesano no projeto ‘Educação midiática e o processo de desinformação e alienação: os perigos que enfrentamos nas redes’.
O projeto, sob a coordenação pedagógica de Lilian Gramorelli e a condução da professora Ana Paula Moura de Almeida Souza, integra o Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, uma prática pedagógica Marista que visa compreender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e buscar soluções para os desafios contemporâneos.
Os alunos realizaram uma pesquisa e responderam a um questionário sobre seus hábitos online, identificando os jogos e sites mais populares, o tempo dedicado à navegação e os interesses que os motivam a explorar a internet. Os resultados revelaram que os jogos são o principal atrativo e consomem a maior parte do tempo dos jovens.
A partir dessa constatação, iniciou-se uma conversa sobre segurança na internet, conscientização sobre o compartilhamento responsável de informações pessoais, prevenção do cyberbullying, respeito mútuo e cuidado com o próximo, entre outros temas relevantes. Os menores receberam orientações e sugestões sobre como se proteger e navegar com segurança nas redes sociais.
A disseminação de desinformação online representa um desafio significativo, uma vez que as crianças ainda estão em processo de desenvolvimento cognitivo e social, o que as torna mais vulneráveis a conteúdos enganosos e manipuladores. A capacidade crítica necessária para discernir informações verdadeiras de falsas está em construção, e a exposição a conteúdos distorcidos pode influenciar negativamente sua visão de mundo.
A alienação, decorrente do uso excessivo e não supervisionado das redes sociais, é uma preocupação adicional. Crianças e adolescentes podem se tornar dependentes das interações online, negligenciando relacionamentos reais e atividades físicas, o que pode resultar em isolamento social, dificuldades de comunicação e problemas emocionais como ansiedade e depressão.
Diante desses desafios complexos e multifacetados, é fundamental que pais, educadores e a sociedade em geral estejam atentos aos riscos envolvidos, promovendo uma educação digital que estimule o pensamento crítico e o uso consciente das tecnologias, visando o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças.
Fonte: @ Estadão
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