terça-feira, 17 de junho de 2025
São Paulo Política
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro
São Paulo Política
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Produtos ‘milagrosos’ e sua influência na rede, segundo Mari Krüger – Estadão

Carlos Henrique por Carlos Henrique
24 de agosto de 2024
em Saúde
Leitura: 3 minutos
24/08/2024 | 09h08 'Viu um conteúdo que você não gosta? Não dá Ibope', defende Mari Krüger Foto: Léo Souza/Estadão Encontrou algum erro? Entre em contato Compartilhe: Tudo Sobre ciência Bem-Estar saúde pública - Todos os direitos: @ Estadão

24/08/2024 | 09h08 'Viu um conteúdo que você não gosta? Não dá Ibope', defende Mari Krüger Foto: Léo Souza/Estadão Encontrou algum erro? Entre em contato Compartilhe: Tudo Sobre ciência Bem-Estar saúde pública - Todos os direitos: @ Estadão

Share on FacebookShare on Twitter

Bióloga gaúcha desmente falsas promessas da dengue, atraindo milhões com vídeos curtos sobre ciência.

Observando a câmera, bem enquadrado em um retângulo vertical, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, participa de uma sessão de perguntas no Instagram, como um usuário comum. ‘É verdade que o mosquito da dengue só pica até as 18h?’, pergunta um suposto internauta. ‘Sim, é verdade. Na Internet, essa informação é amplamente difundida’, responde o mosquito.

No segundo parágrafo, o Aedes Aegypti explica que, além da dengue, ele também é responsável pela transmissão de outras doenças, como a zika e a chikungunya. Mesmo sendo um inseto pequeno, sua presença pode causar grandes problemas de saúde para a população. Portanto, é importante manter-se informado sobre essas questões na web e adotar medidas de prevenção adequadas.

Explorando a Internet e a Ciência de Forma Divertida

Deu 18h, acabou, c’est fini. Com uma camiseta listrada, asas possivelmente provenientes de uma fantasia de fada, boné, óculos escuros e um cone de papel no nariz, quem responde na verdade é a bióloga gaúcha Mari Krüger, de 35 anos. Com personagens como esse e bastante humor, ela faz sucesso nas redes online com algo que por muito tempo foi visto — e talvez seja até hoje — como sisudo e sem graça: divulgação científica. Popularizando a ciência, ela já soma mais de 1 milhão de seguidores na web e quase 800 mil no TikTok. Formada em 2013, ela tomou um rumo inesperado: virou DJ. Mas, com a pandemia de covid-19, as casas noturnas fecharam e ela voltou para a dela. Se divertiu muito com os vídeos curtos do TikTok e, para ‘não enlouquecer’, começou a gravar também, usando curiosidades científicas que lembrava da época da faculdade. Não era profissão, até que se tornou. Mari viralizou colocando em xeque a indicação indiscriminada de suplementos por parte de algumas blogueiras, mas não se restringiu a esse assunto e hoje aborda diferentes pautas — e produtos. Isso exige estudo e tempo, por isso, comemora quando consegue gravar três vídeos por semana, uma antítese à produção taylorista de outros influenciadores. Não dá Ibope’, defende Mari Krüger. ‘Viu um conteúdo que você não gosta? Não dá Ibope’, defende Mari Krüger. A experiência como uma quase ‘fiscal’ dos produtos da internet — ela é constantemente convocada pelos seguidores a desvendar conteúdos duvidosos nas redes — levou a uma visão especial de como a mentira é mais sedutora. ‘A desinformação é muito direta e simples de ser digerida. A ciência é mais complexa. Ela vai responder ‘depende’ quando você fizer uma pergunta.’ No estúdio da TV Estadão, ela deu dicas de como nadar contra a maré de desinformação e falou sobre o processo de produção de seus vídeos. Confira a entrevista: Alguns pesquisadores definem influenciador como alguém que quer vender algo nas redes. Você se considera uma influenciadora? Ou talvez uma ‘desinfluenciadora’? O termo influenciadora me incomoda um pouco. Porque quando a gente fala ‘sou influenciadora’, o que vem à mente é a galera com que eu não queria parecer. Mas vendo coisas. Além de oferecer, de graça, o meu conhecimento, trabalho com muitas marcas. Essa é a minha fonte de renda porque, infelizmente, a monetização não paga tão bem quanto deveria. Inclusive, eu gosto de usar a expressão desinfluenciadora para a pessoa que está fazendo uma influência errada, que está desinformando. Eu gosto da ideia de que eu influencio as pessoas para comprar, mas também influencio com conhecimento. Como você escolhe as publicidades? É delicado. Quando percebi que isso ia ser uma profissão, quando as marcas começaram a entrar em contato comigo, me desesperei porque pensei: ‘Não vou conseguir trabalhar com nada’. Mas, na verdade, o que aconteceu foi justamente o contrário. Por eu fazer um trabalho baseado em ciência e ser muito criteriosa com as marcas com as quais trabalho,

Fonte: @ Estadão

Artigos Relacionados

bem-estar, alegria, emotivas-positivas

Potencialize sua Felicidade: Estratégias Cientificamente Comprovadas para Aumentar sua Sensibilidade à Felicidade

1 de setembro de 2024
incêndios, florestais

Os impactos das queimadas na saúde e dicas para se proteger: saiba como lidar com esse desafio!

31 de agosto de 2024
pó, casca farinácea, pó, casca farinácea

Casca de buriti: conheça os benefícios para saúde e meio ambiente da farinha do fruto – Estadão

30 de agosto de 2024
variantes do oropouche

Novas variantes do oropouche se espalham por mais Estados, aumentando preocupações

30 de agosto de 2024
Tags: mosquito
CompartilheTweet
Anterior

Biblioteca da Irmã Coen e sua coleção de livros: descubra os tesouros literários aqui – Estadão

Próximo

Incêndios Florestais em São Paulo: Produtores de Etanol Combatem Acusações e Reforçam Prevenção | Agro Estadão

Carlos Henrique

Carlos Henrique

Oi, sou Carlos Henrique, um redator apaixonado por política e economia. Desde o início da minha carreira, sempre busquei oferecer aos meus leitores uma cobertura completa e precisa das mudanças no cenário político e seus impactos econômicos. Acredito que uma boa análise pode ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas e conscientes.

Comentários sobre este artigo

TOP DA SEMANA

Apresentador, Cantor;
Cultura

Casa Leopoldina é inaugurada no Ipiranga em homenagem a Ronnie Von, com espaço para eventos.

por admin
10 de setembro de 2024

Casa Leopoldina abre no sábado, dia 14, com homenagem a Ronnie Von, oferecendo cena gastronômica com Chef responsável por Festas...

Leia mais
correto, ecologicamente, ambiental, amigo, atividade, econômica, consciência, do meio, ambiente;

Evitando a ilusão da sustentabilidade ambiental: como evitar o greenwashing.

22 de novembro de 2024
melhor, romance, escritor, leitor;

Os 15 melhores livros de 2024, segundo 15 escritores brasileiros; veja a lista completa

20 de dezembro de 2024
Facebook Instagram

INSTITUCIONAL

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Últimas Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Força Policial: Governos do Nordeste reivindicam regras contra abuso, em oposição ao Sul e Sudeste
  • Seguradoras, Desenvolvimento e Uso da Força Policial, na Segurança, para que o Termo Segurança esteja Presente.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Ciência
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Internacional
  • Justiça
  • Política
  • São Paulo
  • Saúde

Todos os direitos reservador © São Paulo Política

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro