Reunião no Palácio dos Bandeirantes reforçou apoio dos prefeitos do Grande ABC ao emedebista no segundo turno na região metropolitana.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se com o atual prefeito da capital e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), e outros 35 prefeitos de cidades da região metropolitana do Estado, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na última quinta-feira, 10. O objetivo da reunião foi fortalecer o apoio dos chefes do Poder Executivo a Nunes no segundo turno da disputa pelo Executivo da capital contra Guilherme Boulos (PSOL).
Com a proximidade do segundo turno, a campanha de Ricardo Nunes à reeleição ganha força, e o governador Tarcísio de Freitas é o grande fiador dessa campanha. Para garantir a vitória, Nunes precisa reeleger-se e contar com o apoio dos prefeitos da região metropolitana. Os prefeitos de Arujá, Barueri, Biritiba Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista estiveram no encontro. A presença deles é fundamental para a campanha de Nunes. Das 38 cidades que formam a região metropolitana — excluindo a capital — apenas os prefeitos de Diadema, Mauá e São Bernardo do Campo, todas no Grande ABC, não compareceram. Procuradas pelo Estadão, as prefeituras de Mauá e Diadema não informaram o motivo da ausência de seus representantes. A ausência desses prefeitos pode ser um obstáculo para a campanha de Nunes.
Disputa pela Reeleição
As cidades de Mauá e Diadema, ambas governadas por prefeitos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), estão vivenciando uma disputa acirrada pela reeleição. Marcelo Oliveira, em Mauá, e José de Filippi Júnior, em Diadema, estão concorrendo ao segundo turno, buscando reeleger-se para mais um mandato.
Orlando Morando, prefeito de São Bernardo e filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), justificou sua ausência em uma reunião importante, alegando compromissos familiares pré-agendados. No entanto, ele garantiu que manteve contato com Tarcísio e também se reuniu com Nunes na terça-feira, declarando seu apoio total à reeleição do candidato à Prefeitura da capital, o que foi validado pelo próprio governador.
A disputa pela reeleição à Prefeitura da capital está se tornando cada vez mais intensa, especialmente após o primeiro turno das eleições, realizado no último domingo, 6. O candidato apoiado pelo governador e o candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão frente a frente na disputa.
Reeleição em Jogo
Segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, Nunes tem uma vantagem significativa no segundo turno, com 55% das intenções de voto, enquanto Boulos tem 33%. Essa disputa pela reeleição está se tornando um dos principais focos de atenção na região metropolitana, especialmente no Grande ABC.
O Palácio dos Bandeirantes, sede do Poder Executivo do estado, está acompanhando de perto a disputa pela reeleição, que pode ter um impacto significativo na política regional. A reeleição de Nunes pode fortalecer a posição do governador e do PT na região, enquanto a vitória de Boulos pode representar uma mudança significativa na política local.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo