PL elegeu 10 prefeitos em 103 centros urbanos, enquanto PT de Lula conquistou apenas dois no primeiro turno, em eleições municipais de centro-direita.
No cenário político brasileiro, o PL se destacou como a legenda que elegeu o maior número de prefeitos nas 103 maiores cidades do País, consolidando sua posição como uma das principais forças políticas do país.
Com essa vitória, o PL reafirma sua influência nas eleições municipais, superando outras siglas e partidos políticos. Além disso, essa conquista demonstra a capacidade do partido de se adaptar às necessidades e demandas das diferentes regiões do país, fortalecendo sua presença em todo o território nacional.
Resultados Eleitorais: PL Lidera em Prefeitos Eleitos
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto, conquistou 10 prefeitos nos principais centros urbanos do Brasil, seguido pelo União Brasil, que elegeu 9 prefeitos. Já o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu eleger apenas 2 prefeitas no primeiro turno, ambas tentando a reeleição: Marília Campos, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG).
Partidos de centro-direita, como o PP (7), PSD (5), MDB (5) e Republicanos (4), também elegeram prefeitos no primeiro turno e aguardam o resultado do segundo turno para adicionar mais representantes no Executivo municipal. Esses 103 municípios são aqueles que, por terem mais de 200 mil eleitores, têm a possibilidade de realizar um segundo turno das eleições.
Resultados por Partido
Aqui está o número de prefeitos que cada partido conseguiu eleger já no primeiro turno nesse grupo de 103 maiores cidades do País:
* PL: 10
* União Brasil: 9
* PP: 7
* PSD: 5
* MDB: 5
* Republicanos: 4
* Podemos: 3
* PT: 2
* PSDB: 2
* PSB: 2
* Novo: 1
* Avante: 1
O PL também é o partido com mais candidatos no segundo turno, com 24 disputas em aberto. O PT é a sigla que vem logo atrás da legenda de Valdemar e de Jair Bolsonaro, com 13 candidatos no segundo turno.
Desafios para o PT
O resultado das urnas mostra que o PL larga na frente no segundo turno e que o PT terá muito trabalho para vencer. O partido de Bolsonaro tem 13 candidatos que foram para o segundo turno à frente de seus adversários, enquanto a legenda de Lula tem apenas 5 candidatos nessas circunstâncias.
Aqui está o número de candidatos de cada partido no segundo turno:
* PL: 24
* PT: 13
* União Brasil: 11
* PSD: 10
* MDB: 9
* Republicanos: 7
* PP: 6
* PSDB: 5
* Podemos: 5
* PDT: 4
* PSOL: 2
* PSB: 2
* Novo: 2
* Solidariedade: 1
* PMB: 1
* Cidadania: 1
* Avante: 1
Profissionalização Política do Bolsonarismo
O resultado do primeiro turno das eleições municipais deste ano representa a primeira demonstração de força a nível municipal da ‘profissionalização política do bolsonarismo’. O grupo político do ex-presidente, em 2020, ainda encontrava-se disperso em várias legendas, já que o próprio Bolsonaro estava sem partido. Foi somente no fim de 2021 que o ex-presidente filiou-se ao PL e deu início ao processo de ‘profissionalização’ na política.
O partido de Bolsonaro mostrou ao mundo político neste primeiro turno que tem algo a oferecer: votos. O partido teve 15,7 milhões de votos, um crescimento de 236,2% em relação às eleições anteriores.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo