IA pode ser treinada por clientes corporativos para ajustar um modelo mais recente com dados específicos de treinamento.
A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT e liderada por Sam Altman, anunciou hoje, 20 de julho, uma nova funcionalidade que permitirá às empresas personalizarem o GPT-4o, a mais recente versão da inteligência artificial da companhia. Conhecido como ajuste fino, essa atualização possibilitará que o ChatGPT seja treinado com dados específicos de cada empresa, adaptando-se a áreas ou tarefas específicas.
Com essa novidade, os clientes corporativos poderão adaptar o ChatGPT para auxiliar nas demandas do dia a dia da empresa. Por exemplo, uma empresa que produz bicicletas poderá personalizar a inteligência artificial para atuar como chatbot de suporte ao cliente, proporcionando uma experiência mais personalizada e eficiente.
ChatGPT: A Nova Fronteira da Inteligência Artificial
ChatGPT, a mais recente evolução dos modelos de IA, está revolucionando a forma como os desenvolvedores interagem com conjuntos específicos de dados. Com apenas algumas dezenas de exemplos em seu conjunto de treinamento, os resultados são surpreendentemente sólidos. A OpenAI destaca a importância de ajustar um modelo de IA carregando os dados nos servidores da empresa.
Para otimizar a performance do ChatGPT, é essencial ajustar o modelo com informações textuais precisas. John Allard, engenheiro de software da OpenAI, revelou à Bloomberg que o processo de ajuste pode levar de uma a duas horas. No entanto, o ajuste fino atualmente se limita a dados baseados em texto, excluindo imagens e outras mídias.
Olivier Godement, chefe de produto da API da OpenAI, enfatiza o compromisso da empresa em simplificar a experiência do cliente, eliminando a necessidade de recorrer a serviços externos. A empresa busca reduzir o atrito e o trabalho necessário para iniciar a utilização do ChatGPT.
Em termos de custo, o treinamento de ajuste fino do ChatGPT-4o será de US$ 25 por cada milhão de tokens. Para a inferência, que envolve a aplicação prática do modelo para gerar respostas, os valores são de US$ 3,75 por milhão de tokens de entrada e US$ 15 por milhão de tokens de saída. O ChatGPT está se consolidando como uma ferramenta essencial para clientes corporativos que buscam interações mais eficientes e personalizadas.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo