Shows de despedida e retorno emocionam fãs e são estratégia lucrativa no mercado brasileiro, inspirados nas ‘farewell tours’ internacionais. Irmãos Gallagher anunciam shows após 15 anos separados.
Poucas vezes o mercado de shows brasileiros esteve tão movimentado quanto agora, com diversas bandas e artistas planejando suas turnês pelo país. Uma das bandas mais icônicas do rock nacional, os Titãs, anunciaram recentemente que irão realizar uma turnê em comemoração aos seus 40 anos de carreira, passando por diversas cidades do Brasil.
Além da turnê dos Titãs, outras bandas e artistas também estão se preparando para sair em excursão pelo país, levando música e entretenimento para os fãs. A expectativa é que esses shows movimentem ainda mais o cenário musical brasileiro, proporcionando momentos inesquecíveis para o público que acompanha de perto cada apresentação.
Turnê de Despedida: A Comoção dos Fãs
Somente neste primeiro trimestre, excursões de despedida já foram anunciadas para a comoção dos fãs, que se digladiam por um ingresso caro na fila – presencial ou online, não importa – e surpresa daquele artista que há muito não emplaca um hit. De repente, os ingressos para seu show estão esgotados. O que explica? A pressão do último adeus, que faz até o fã mais comedido considerar pagar o valor de algumas cestas básicas em um ingresso – isso, se conseguir enfrentar a concorrência – é a resposta mais óbvia. Sacrifícios serão cometidos para um fã ver seu ídolo, seja pela primeira vez do artista no País – como aconteceu na Eras Tour de Taylor Swift – ou na última. E o mercado de shows já entendeu isso. São muitos os anúncios que movimentam as redes sociais e, ocasionalmente, fazem cair os sites de vendas de ingresso. No Brasil, alguns exemplos recentes mostram que o mercado brasileiro aprendeu direitinho. O Sepultura, uma das mais influentes bandas de metal do mundo, anunciou a despedida após 40 anos de estrada – com todos os shows esgotados. O mesmo vem acontecendo com o Natiruts, famosa banda de reggae nacional que emplacou alguns hits em 30 anos de carreira, mas não contou com grandes lançamentos nos últimos anos. Ainda assim, esgotaram três datas no Allianz Park, em São Paulo, com a tour Leve Com Você. O preço mais acessível dos ingressos, com opções a partir de 50 reais (meia entrada), pode explicar o sucesso. O valor ajuda a atrair o público e torna a experiência um pouco mais inclusiva – ainda que seja um show setorizado (quem optar pela pista Premium desembolsa pouco menos de 400 reais). Em 2023, os Titãs – que nunca, de fato, acabaram – voltaram aos palcos com a formação original na turnê Titãs Encontros – Pra Dizer Adeus, também com ingressos esgotados. O músico Alexandre Carlo, líder da banda Natiruts, recentemente, Gilberto Gil anunciou a derradeira turnê que vendeu mais de 200 mil ingressos, fazendo com que a produção incluísse mais dois shows no Rio de Janeiro. Nada surpreendente, se tratando de um dos maiores artistas da MPB que escolheu se despedir das grandes excursões, assim como fez Milton Nascimento em 2023. Ao Estadão, Gil disse estar ‘em paz’ com a decisão de se afastar das turnês: ‘Eu acho que é a hora de dar uma freada nesse processo que se tornou regular de excursões sucessivas e intensas. Por causa, especialmente, do tempo. A passagem do tempo mesmo, a idade, a necessidade de ficar em casa, [ter] dedicações outras, [ficar] mais dedicável a outras coisas e não só a essa exigência da aceleração [da rotina de shows]. E as próprias contingências de mercado. Eu não sou mais um artista da vez, não é?’, disse. Fãs da banda Los Hermanos já estão acostumados com despedidas e reencontros. Desde 2007, quando anunciaram o inesquecível ‘hiato por tempo indeterminado’, a banda realiza shows de ‘retorno’. Para os fãs, não importa. A experiência de ver a banda ao vivo – que, de fato, promove shows carregados de emoção do público – é maior que a simples expectativa de um adeus definitivo.
Turnê de Despedida: A Frenesi dos Fãs
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo