Medida adotada há 12 anos permite que 17 setores da economia que mais empregam utilizem margem de erro e nível de confiança em cenários de segundo turno.
De acordo com a mais recente pesquisa eleitoral divulgada, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) superou o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e agora ocupa a segunda colocação na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 24,4% das intenções de voto.
Essa mudança no cenário político foi revelada por meio de um levantamento realizado pela AtlasIntel, que também mostrou que Pablo Marçal está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL), que lidera a corrida eleitoral com 28% das intenções de voto. A pesquisa eleitoral é um importante termômetro para medir a popularidade dos candidatos e pode influenciar a estratégia de campanha de cada um deles. A disputa pela Prefeitura de São Paulo promete ser acirrada.
Pesquisa Eleitoral: Marçal assume a liderança
A mais recente pesquisa eleitoral divulgada revela uma mudança significativa na corrida eleitoral. Pablo Marçal assume a liderança com 31,1% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos com 28,1% e Ricardo Nunes com 20,1%. Essa é a primeira vez que Marçal aparece na frente do prefeito fora da margem de erro, com uma vantagem de dois pontos percentuais.
O influenciador Marçal cresceu 8,4 pontos percentuais em relação à rodada anterior do levantamento, divulgado no dia 20 de agosto, mantendo a tendência de alta. Já Boulos oscilou negativamente 1 ponto percentual e Nunes 1,9 ponto percentual.
No segundo pelotão, Tabata Amaral (PSB) registrou 10,7% das intenções de voto, seguida por José Luiz Datena com 7,2% e Marina Helena (Novo) com 4,7%. Ricardo Senese (UP) tem 0,7% e João Pimenta (PCO) continua sem pontuar. Brancos e nulos são 2,5% e 1,7% não souberam responder.
Metodologia e Nível de Confiança
O nível de confiança do levantamento é de 95%. Foram realizadas 2.200 entrevistas entre os dias 5 e 10 de setembro pela metodologia de recrutamento digital aleatório, na qual o questionário é aplicado via internet. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-01125/2024.
Cenários de Segundo Turno
A pesquisa também mediu cenários de segundo turno. Boulos e Marçal continuam empatados tecnicamente, com 44,1% e 43,2% das intenções de voto, respectivamente. No entanto, o psolista seria derrotado em um eventual segundo turno contra Nunes, que cresceu 4,7 pontos percentuais e chegou a 45,7% contra 38,5% de Boulos.
Nunes também seria vencedor em um segundo turno contra Marçal por 48,2% a 29,2%, uma diferença de 19 pontos percentuais. Tabata Amaral também venceria Marçal se houver segundo turno entre os dois, com 49,8% contra 43,4% do ex-coach. Ela empata tecnicamente com Nunes e Boulos em outros cenários.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo