Isolamento social pode aumentar o estresse, interferindo na qualidade do sono, segundo cientistas.
Pessoas que enfrentam solidão podem ter mais chances de experimentar pesadelos, conforme uma investigação conduzida por especialistas dos Estados Unidos com mais de 1,6 mil indivíduos entre 18 e 81 anos de idade. Os cientistas conduziram dois experimentos para explorar essa conexão.
Além disso, a solidão também pode contribuir para o aumento do estresse emocional, segundo os pesquisadores. A sensação de isolamento pode desencadear uma série de reações negativas no corpo e na mente, influenciando diretamente a qualidade do sono e a saúde mental das pessoas afetadas. propensão
Solidão: Um Estudo Profundo sobre os Efeitos na Saúde Mental
No primeiro estudo, 827 participantes preencheram um questionário online com perguntas sobre solidão, experiência de pesadelos e estresse. Os participantes responderam questões como ‘Com que frequência você sente que lhe falta companhia?’ e ‘Com que frequência você se sente excluído?’, e indicaram o nível de concordância com afirmações como ‘tenho pesadelos com frequência’ e ‘pesadelos intensos são um problema para mim’. Em relação ao estresse, indicaram, entre outros, a propensão com que ficavam chateados por um acontecimento inesperado. A solidão pode aumentar o nível de estresse, interferindo no sono.
No segundo estudo, com 782 pessoas, novamente foi usado um questionário online, porém com perguntas focadas na intensidade dos pesadelos, hiperexcitação e ruminação mental, ou seja, pensamentos negativos que se repetem e perpetuam por longo tempo. A partir das respostas, os pesquisadores observaram uma associação entre a solidão e a frequência de pesadelos (ambos os estudos), bem como com a intensidade dos sonhos indesejados (estudo dois). O estresse foi fundamental para a frequência, mas os piores cenários aconteceram nos sonhos de quem se sentia mais sozinho — e essa intensidade estava relacionada mais à hiperexcitação e aos pensamentos sobre a própria vida. Segundo os cientistas, não é possível falar em uma relação causal.
O que se observou foi uma associação entre a solidão e o estresse, que por sua vez parece afetar o sono e os pesadelos.
Teoria Evolucionária da Solidão: Uma Perspectiva Atual
A pesquisa leva em consideração a ‘teoria evolucionária da solidão’ (ETL, na sigla em inglês), que ganhou adeptos após a pandemia de covid-19, quando houve um crescimento de estudos na área. Segundo essa tese, o pertencimento a grupos é essencial para a sobrevivência do ser humano e deixar de atender essa necessidade constitui uma ameaça à vida. Por exemplo, é mais fácil caçar predadores e conseguir comida em grupo. O mesmo vale para ultrapassar obstáculos e outros desafios. ‘Quando a necessidade das pessoas por relacionamentos fortes não é atendida, elas sofrem física, mental e socialmente. Assim como fome ou fadiga significam que você não obteve calorias ou dormiu o suficiente, a solidão evoluiu para alertar os indivíduos quando suas.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo