Na segunda e terça-feira, discutem-se transparência orçamentária, relação da corrupção e desafio das candidaturas femininas, papel do jornalismo no combate à corrupção e construção de eficiência, segurança jurídica no campo das criptomoedas e acordos de colaboração com a administração pública.
O Estadão e o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) reafirmam o compromisso com a construção de um futuro mais justo e transparente, abordando os principais desafios que o país enfrenta em sua luta contra a corrupção. Neste contexto, a integridade é um conceito fundamental para o desenvolvimento sustentável.
Em um cenário marcado pela necessidade de combater a corrupção, a integridade e a transparência são pilares essenciais para o crescimento econômico e social. A instituição Inac tem sido um aliado importante no combate à corrupção, promovendo a educação e conscientização sobre a importância da integridade nas organizações. Além disso, a implementação de políticas de compliance em empresas e governos é fundamental para prevenir e combater a corrupção, promovendo um ambiente de negócios mais justo e confiável. A integridade, portanto, é essencial para construir uma sociedade mais justa.
Integridade no centro do debate nacional
O evento realizou-se em São Paulo, nos estúdios da TV Estadão, contando com a participação do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior. Este evento consolidou-se como um dos principais espaços de debate nacional sobre transparência, anticorrupção, compliance e o universo de eficiência, segurança jurídica e integridade. Quase 80 mil pessoas acompanharam as duas últimas edições, em 2022 e 2023. Todos os painéis e conferências deste ano serão transmitidos ao vivo no site do Estadão. As inscrições gratuitas podem ser realizadas aqui.
A jornada pela integridade e transparência
É um espaço democrático sobre o universo anticorrupção, integridade e transparência na agenda nacional, diz Roberto Livianu, presidente do Inac e procurador do Ministério Público de São Paulo. O seminário vem reunindo de forma plural as maiores cabeças em painéis que dissecam os temas cruciais do debate público, como as emendas parlamentares e o orçamento secreto, a necessidade de regulação das bets e a integridade no esporte, a mensuração da corrupção, entre tantos outros.
Painéis e conferências ao vivo
As conferências de segunda-feira, 4, de novembro (segunda-feira) abordam os seguintes temas: a jornada por transparência no orçamento público, com foco no desafio das emendas parlamentares; a relação da corrupção e da obstrução às candidaturas femininas nas eleições; e o papel do jornalismo investigativo sobre corrupção, com discussão de casos marcantes e a repercussão no sistema de Justiça. Edson Fachin, ministro do STF, fará palestra de abertura do seminário.
Relação da corrupção e da segurança jurídica
Já no segundo dia de seminário, terça, 5, as discussões abordarão crescimento econômico sustentável, construção de eficiência aliada à integridade no universo do esporte, acordos de colaboração com a administração pública, e a segurança jurídica no universo das criptomoedas. Além de Fachin e Reale Jr., também estão entre os painelistas o secretário Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo, José Renato Nalini, a ex-ministra de Esportes Ana Moser, o secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Viana, e o promotor do MP-SP Richard Encinas, que coordena o Cyber Gaeco.
Patrocínios e apoios
O evento é realizado com os patrocínios da Menestys Social, FADITECH e Agil Telecom e tem o apoio da Pinheiro Neto Advogados e da Mandatum Consultoria, e apoio de divulgação da TV Cultura. Veja a programação completa do 9º Seminário Caminhos Contra a Corrupção: Segunda-feira, 4/11.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo