Zona sul foi a região campeã de agendas públicas, com 90 eventos dos principais candidatos, enquanto a zona oeste foi a menos visitada, com 37 agendas.
Em São Paulo, durante as sete semanas oficiais da campanha eleitoral, os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais percorreram todas as zonas da cidade, formada por 96 distritos, em busca de conquistar o voto dos eleitores.
Esses candidatos tiveram que se destacar entre os concorrentes e outros políticos que também disputavam o cargo, e para isso, eles precisaram apresentar propostas atraentes e convincentes para os eleitores. A habilidade de comunicação foi fundamental para que eles pudessem se conectar com o público e conquistar a confiança dos cidadãos. A capacidade de ouvir também foi essencial para entender as necessidades e anseios da população.
Os Candidatos e suas Estratégias de Campanha
De acordo com um levantamento do Estadão, 82 locais da cidade de São Paulo receberam visitas de pelo menos um dos candidatos à Prefeitura, Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB) ou Tabata Amaral (PSB), desde o dia 16 de agosto até esta sexta-feira, 4. Boulos foi o candidato com mais agendas, totalizando 114, enquanto Marçal teve a presença no mundo real menos expressiva, com apenas 39 agendas de rua. Juntos, os quatro concorrentes ao comando do município se encontraram com o eleitor paulistano 328 vezes, o que equivale a quase sete agendas de campanha por dia pela cidade.
Neste sábado, 5, véspera do pleito, os candidatos pretendem dar o último gás e buscar, no corpo a corpo, angariar os últimos votos. A região mais visitada em agendas públicas dos políticos foi a zona sul, com 90 compromissos. Essa região é considerada um reduto eleitoral do atual prefeito, que nasceu lá. Em 2018, quando tentou uma vaga no Legislativo federal e não foi eleito, Nunes acumulou lá a maioria dos 47 mil votos que recebeu.
As Estratégias de Campanha dos Candidatos
A zona sul também é onde Tabata nasceu e foi criada. Durante toda a campanha, os candidatos fizeram acenos explícitos aos eleitores da periferia, buscando votos dos moradores desses bairros. Além disso, os candidatos também promoveram 83 eventos de campanha na zona leste; 58 agendas na região central; 59 na zona norte; e 37 na zona oeste. O levantamento foi feito a partir das divulgações das assessorias de cada campanha e desconsiderou sabatinas, entrevistas em podcasts e debates eleitorais, além de agendas fechadas, como reuniões de planejamento e gravações de campanha.
Boulos, campeão de agendas oficiais neste primeiro turno, concentrou os eventos na zona leste, com 39 – sendo 24 deles descritos como ‘caminhadas’ pelas proximidades –, como nos distritos de Cidade Tiradentes, onde esteve em sete agendas, e em Itaquera, em seis ocasiões. Em um mesmo dia, 28 de agosto, por exemplo, com a presença do padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Boulos esteve em dois extremos da capital, em Campo Limpo, zona leste, e São Miguel, zona oeste, em comícios em que dividiu o palco com o presidente.
O Desempenho dos Candidatos nas Regiões da Cidade
O atual prefeito aparece em segundo lugar, com presença equilibrada em todas as regiões da cidade: de 17 compromissos na zona oeste a 28 na zona sul. No total, Nunes promoveu 107 agendas no período, desde o início oficial da campanha até esta sexta-feira. Proibido pela legislação eleitoral de inaugurar obras com dinheiro público no período, o prefeito participou de agendas como caminhadas, eventos sociais, reuniões com empresários, missas e outros eventos.
Fonte: @ Estadão
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