Iniciativa para ampliar diversidade de jurados, considerando questões raciais, de gênero, região e tamanho de companhias, abordando queima de combustível, problemas técnicos, segurança de voo e procedimento adotado pela Força Aérea Brasileira.
No último dia 31 de março, o avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) enfrentou problemas técnicos durante a decolagem no aeroporto da Cidade do México, levando a aeronave a realizar um procedimento padrão de voar em círculos nas proximidades do aeroporto. Esse tipo de manobra é comum em situações de emergência e visa garantir a segurança de todos os passageiros a bordo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva estavam a bordo do avião quando o problema técnico ocorreu. A equipe de pilotos experientes da FAB agiu rapidamente para garantir a segurança de todos. A aeronave, que é um avião de última geração, foi projetada para lidar com situações de emergência como essa. A prioridade da FAB é sempre a segurança dos passageiros e tripulantes. Após o procedimento de voar em círculos, o avião pousou com segurança e sem incidentes.
Problemas Técnicos no Avião Presidencial
Especialistas explicaram que o avião presidencial, que transportava o presidente Lula, foi forçado a voar em círculos sobre a capital mexicana devido a problemas técnicos. Segundo Roberto Peterka, especialista em segurança de voo, o objetivo era consumir combustível e reduzir o peso da aeronave para garantir um pouso seguro.
O avião pousou por volta das 22h20 na capital mexicana, após passar mais de 3 horas em trânsito nas proximidades. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave estava queimando combustível para retornar à capital mexicana, e que o presidente Lula voltaria ao Brasil em outro avião.
Segurança de Voo em Questão
Os especialistas afirmam que a prática de queima de combustível é considerada segura e é adotada para evitar riscos durante o pouso. No entanto, o procedimento pode levar horas, dependendo do tempo de autonomia da aeronave para realizar o trajeto. O tempo de viagem entre México e Brasil era estimado em 12h.
Daniel Calazans, perito aeronáutico, afirma que a queima de combustível pode durar horas, pois depende do tempo de autonomia da aeronave. ‘Dependendo da autonomia, esse voo pode ser longo’, afirmou. O avião modelo VC-1, que transportava o presidente Lula, não possui ‘válvulas de alijamento’, que servem para despejar o querosene de aviação no ar e acelerar o processo de perda de peso.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo