Mart’nália aproxima estilo de Vila Isabel a suas músicas dos anos 90, com participações de Caetano Veloso e Luísa Sonza.
O pagode é um estilo musical brasileiro que surgiu nos anos 90, marcado por uma sonoridade única e características rítmicas distintas. Com a popularização de artistas como Só Pra Contrariar, o pagode ganhou espaço no mercado musical brasileiro, conquistando o coração de muitos fãs. Uma das músicas icônicas desse movimento é o sucesso Essa Tal Liberdade, composta por Chico Roque e Paulo Sérgio Valle.
Além do pagode, outros estilos musicais como o samba e o pop também influenciaram a produção musical brasileira nos anos 90. O samba, por exemplo, é um estilo tradicional brasileiro que já existia antes da popularização do pagode, mas sua influência pode ser notada em muitas das músicas do período. Já o pop, representado por artistas como Circo, mostrou uma diversidade musical que, apesar de ter sido marginalizada, trouxe uma abertura aos estilos de música mais variados. Músicas como Essa Tal Liberdade são um exemplo de como o pagode incorporou elementos de outros estilos, resultando em uma música única e icônica.
Mart’nália, uma cantora que não ouvia o pagode
dos anos 90, se aproxima de uma linguagem mais pop com o seu álbum Pagode da Mart’nália, lançado em 2023 pela Sony Music. Com produção de Marcinha, Marcus Preto e Luiz Otávio, o álbum traz 12 canções bastante representativas desse período, incluindo clássicos do gênero como Recado à Minha Amada, Domingo, gravada em dueto com Caetano Veloso, e O Teu Chamego, com a participação de Martinho da Vila.
A escolha dessas canções foi inspirada em um sonho da empresária Márcia Alvarez, conhecida como Marcinha, que sonhou que Mart’nália cantava Recado à Minha Amada. O álbum nasceu da vontade de Mart’nália de fazer algo diferente, utilizando uma linguagem mais pop para se aproximar do pagode. A cantora confessou que não ouvia o pagode dos anos 90 e até hoje não o faz.
A capa do álbum Pagode da Mart’nália é uma representação da evolução do pagode e da forma como Mart’nália aborda o tema do amor e dos sonhos em suas canções. O álbum também inclui uma colaboração com Luísa Sonza em Cheia de Manias, tornando-se um ijexá pop. A cantora não se alinha com o pagode dos anos 90, que era dominado por homens e tinha uma linguagem mais romântica e exagerada.
Para Mart’nália, o pagode não era uma opção, pois ela se sentia desconectada da linguagem e da sonoridade do gênero. A cantora fala até em apartheid sexual e diz que os artistas devem ser questionados sobre sua sexualidade, o que ela não se sente necessitada de fazer. A entrevista de Mart’nália ao Estadão se tornou famosa, pois ela falou abertamente sobre esses temas.
O pagode dos anos 90 teve um impacto significativo no mercado musical brasileiro, mas Mart’nália não se sente conectada a esse período. Ela prefere abordar o pagode de forma mais moderna e pop, utilizando uma linguagem mais direta e autêntica. O álbum Pagode da Mart’nália é uma representação da evolução do pagode e da forma como Mart’nália aborda o tema do amor e dos sonhos em suas canções.
Fonte: @ Estadão
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