No evento em São Paulo, a primeira-dama recebeu homenagem do Prerrogativas, ao lado de ministros, defendendo mulheres no Judiciário, especialmente no Superior Tribunal de Justiça e no Tribunal Superior Eleitoral.
Na noite de 27 de novembro de 2021, a primeira-dama da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Paulo, Rosângela da Silva, a Janja, recebeu uma homenagem do grupo Prerrogativas, que reúne advogados ligados à esquerda. A homenagem foi concedida no palco da Casa Natura Musical, em São Paulo.
Quando a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, subiu ao palco da Casa Natura Musical, em São Paulo, ela ainda faltavam cinco minutos para as 22 horas. O grupo Prerrogativas, reúne advogados ligados à esquerda, e a homenagem concedida à Janja foi um momento marcante. Rosângela da Silva, conhecida como Janja, é uma figura respeitada em sua comunidade.
Janja, ‘guerreira do povo brasileiro’, é homenageada em evento em São Paulo
Janja, conhecida como ‘Janja do Brasil’, mandou um beijo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontrava no mezanino, e disse que estava ‘muito tensa’, em meio à festa de fim de ano do Prerrô, grupo que ela comanda. A festa, que contou com a presença de ministros, integrantes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizada no dia 6 e contou com convites vendidos a R$ 650.
Sessenta minutos de discurso emocionado de Janja
Janja, que ganhou gérberas, flores do campo e uma poesia, que a definia como ‘mulher de luta, dona de si, que tira suas próprias conclusões’, discursou por cerca de sessenta minutos. A primeira-dama se emocionou ao falar sobre os 580 dias da prisão do petista, de abril de 2018 a novembro de 2019. Vestida de preto, Janja afirmou que o Prerrogativas, fundado em 2014 para se contrapor às teses jurídicas da Lava Jato, sempre esteve do ‘lado certo da história’.
Prerrogativas celebra 10 anos de existência
Na lista de convidados estavam todas as mulheres que integram o grupo e foram nomeadas para vagas no Judiciário, como Gabriela Araújo, desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), e Daniela Teixeira, ministra do Superior Tribunal de Justiça. ‘Esse foi um ano difícil, mas também foi um ano que a gente está colhendo muitas sementes’, disse a primeira-dama. ‘Se tem uma palavra que pode definir e fechar esse ano de 2024 é esperança por um país mais justo, solidário e igualitário’, completou Janja.
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Para ela, um dos maiores legados do governo foi a ‘Aliança Global contra a Fome e a Pobreza’, lançada por Lula na Cúpula do G-20, em novembro, no Rio. Em seu discurso, Janja defendeu a paridade entre homens e mulheres no Judiciário. ‘O machismo nos atinge diretamente e a gente precisa seguir junto nessa caminhada’, destacou. O coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, fez questão de citar os nomes que o grupo emplacou no governo e no Judiciário.
Janja defende a paridade no Judiciário
A homenagem a Janja também ocorreu pela campanha feita por ela para que Lula indicasse integrantes do Prerrô para os tribunais. ‘Festa da Reconstrução’ Um coro com a palavra de ordem ‘sem anistia’ marcou o evento, batizado de ‘Festa da Reconstrução’. Integrantes do Prerrô elogiaram as investigações da Polícia Federal, que resultaram no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eventos em São Paulo
A festa tinha dois ambientes: no mezanino estavam Lula, Janja, desembargadores e ministros que, assim, evitaram o assédio da imprensa. Embaixo ficaram os outros convidados do ‘baixo clero’. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alvo de críticas do mercado após o anúncio do corte de gastos, foi um dos mais assediados no mezanino. Na outra ponta, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ficou isolado.
Imagens em telões
Um telão central, no palco, e outros dois laterais exibiam imagens de Lula, Janja e de integrantes do Prerrô desde sua fundação. As imagens mostravam momentos importantes da história do grupo, incluindo a campanha pela nomeação de ministros e a luta pela justiça. Com a festa, o Prerrogativas comemorou mais de um ano de existência e reafirmou sua posição como uma das principais forças políticas do país.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo