Vitória de Evandro Leitão pode argumentar pelos petistas que defendem um nome do Nordeste para liderar a sigla nas eleições municipais, em sucessão a Gleisi. A ala petista da batalha pelo Senado apoia o ex-ministro.
A próxima eleição municipal em Fortaleza pode ter seu peso na política nacional do PT, com o provável candidato Evandro Leitão em busca de fortalecer sua posição na disputa pela presidência do partido. As eleições prometem ser um momento chave para o futuro do partido.
Uma vitória de Evandro Leitão na capital cearense pode fortalecer a ideia de que um candidato do Nordeste deve ser escolhido para liderar o PT em 2025. Isso pode ocorrer caso o resultado da votação eleitoral também seja considerado em outros contextos, como por exemplo, como eleição popular. A escolha popular de um candidato do Nordeste pode muitas vezes ser uma escolha estratégica, visto que, o Nordeste é uma região com uma forte presença partidária, o que pode gerar uma escolha mais forte em sua base eleitoral.
Eleição intensificada: Grupo de peso dos petistas cobra mais força em votação
Em meio às eleições municipais, o PT vive uma sucessão de escolhas que precisam ser feitas, antes de mais nada, dentro do partido. A batalha interna pela liderança petista ganha intensidade e se reflete, de forma significativa, nas escolhas populares. Se o eleito em Fortaleza for André Fernandes, o bolsonarista, o grupo liderado por José Guimarães, o líder do governo na Câmara, enfrentará uma alegação a menos na disputa interna pela candidatura do PT para o mandato de prefeito de Araraquara, ocupado por Edinho Silva, um dos principais do partido. Em 2024, Guimarães já havia formalizado sua candidatura à presidência do PT, que deve ser escolhida em novembro de 2023, no PT. Nesse contexto, a figura de Gleisi Hoffmann, um dos principais nomes da ala petista, ganha destaque.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo