domingo, 13 de julho de 2025
São Paulo Política
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro
São Paulo Política
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Política

Eleição em Curitiba, sem Bolsonaro, vira motivo de apreensão e alívio na disputa por ‘direita raiz’

Carlos Henrique por Carlos Henrique
27 de outubro de 2024
em Política
Leitura: 3 minutos
operação, lava-jato, voto, do eleitorado, candidato, a prefeito, partido, político

25/10/2024 | 09h14 Atualização: 27/10/2024 | 06h03 O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e a jornalista Cristina Graeml (PMB) Foto: @eduardopimentel_ via Instagram e @cristinagraemljornalista via Facebook Encontrou algum erro? Entre em contato Compartilhe: Tudo Sobre eleições 2024 Curitiba [PR] Jair Bolsonaro eleições 2024 Curitiba [PR] Eduardo Pimentel Cristina Graeml - Todos os direitos: @ Estadão

Share on FacebookShare on Twitter

Eduardo Pimentel é vice do ex-presidente do PSD, mas Bolsonaro apoiou Cristina Graeml do PMB, causando contenda por voto na cidade de origem, berço da direita, ao desafiar a capital de estados, deixando sua campanha sem respira.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente em relação ao segundo turno das eleições em Curitiba, cidade-berço da Operação Lava Jato e capital do Estado do Paraná, onde o eleitorado conservador é majoritário. Para a jornalista Cristina Graeml, candidata pela Partido da Mobilização Brasileira (PMB), o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir seu lugar no segundo turno do pleito.

Na disputa pela prefeitura de Curitiba, o candidato Eduardo Pimentel, do Partido Social Democrático (PSD), também busca o voto do eleitorado conservador, mas sem o apoio direto de Jair Bolsonaro. A ausência do ex-presidente na disputa pelo cargo de prefeito tem sido um tema de debate entre os eleitores da cidade, que busca compreender a influência política do político no resultado do pleito. Na medida em que as eleições se aproximam, o voto do eleitorado passa a ser cada vez mais importante, afinal, é o eleitor que escolhe o candidato que o representa na cidade e, consequentemente, define o destino da cidade. A lava jato foi uma operação que gerou grande polêmica entre os eleitores de Curitiba, onde Jair Bolsonaro é visto como alguém que sempre defendeu a liberdade e a justiça, ao contrário de Eduardo, que é um candidato que agrada aos conservadores. Assim, é interessante observar como o eleitorado responderá às campanhas de ambos os candidatos, o que pode influenciar o resultado do pleito.

Crise no PL após episódio com Bolsonaro e candidata Graeml

O episódio com Bolsonaro pegou o Partido Liberal de surpresa, considerando o vínculo do partido com o PSD e a vice de Paulo Martins. Com 31,17% dos votos, Graeml conseguiu superar candidatos como o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB, 19,44%) e o deputado federal Ney Leprevost (União, 6,49%), cuja vice era Rosângela Moro, esposa do popular ex-juiz e senador Sergio Moro (União). Pimentel saiu ligeiramente à frente, com 33,51%. As pesquisas mais recentes apontam que a vantagem do candidato do PSD, ele marca 51,4% contra 43% de Graeml na AtlasIntel, enquanto a Quaest também aponta superioridade, com o placar de 42% a 39%. O que faz a campanha de Graeml respirar aliviada é o distanciamento de Bolsonaro do pleito.

Mas o ex-presidente chegou perto de causar uma reviravolta na disputa. Dias atrás, chegou à cúpula do PL a informação de que Bolsonaro planejava viajar a Curitiba nesta semana final de campanha para subir ao palanque de Graeml, e os dirigentes correram para desmobilizar a viagem. Na segunda-feira, 21, o senador Rogério Marinho (PL-RN), secretário-geral da legenda e incumbido de conversar com Bolsonaro enquanto o presidente Valdemar Costa Neto é proibido judicialmente de manter contato com o ex-presidente, telefonou para o aliado e o convenceu a passar longe do Paraná. ‘Eu mandei um recado ao Bolsonaro, (falei): ‘Nós temos um aliado lá que é de direita e defende as pautas da direita, que é o Ratinho (Júnior, do PSD), sempre te prestigiou, governador bem aprovado. Você vai ficar mal com ele?’ Aí ele maneirou. Mas Bolsonaro tinha marcado de ir pra lá, esses dias, para ajudar a mulher’, afirmou Valdemar ao Estadão.

Artigos Relacionados

autoridade, administração, poder;

Força Policial: Governos do Nordeste reivindicam regras contra abuso, em oposição ao Sul e Sudeste

29 de dezembro de 2024
ameaçou, ataque, violento;

Divisão de Anti-Atentados do Distrito Federal captura homem que ameaçou atacar Brasília contra a violência

29 de dezembro de 2024
centro, direita, esquerda

Veja em gráficos como centro, direita e esquerda se saem de 2024 e se posicionam para 2026.

29 de dezembro de 2024
bloqueio;

Impasse na liberação de emendas mobiliza Ministério da Integração

29 de dezembro de 2024

O que poderia ser uma saia-justa para o partido ganha ares de crise pelo fato de ter sido o próprio Bolsonaro a ter convencido Martins a desistir da pré-candidatura à prefeitura de Curitiba para integrar a vice do PSD, de acordo com dirigentes do PL. Pimentel, que tinha o apoio oficial ex-presidente, vem se negando a responder se considera o gesto como uma traição. Na ausência de Bolsonaro, Graeml apelou a um boneco de papelão do ex-presidente durante um comício nesta semana. Mas, se ela não pode ter o ex-presidente no palanque, as ideias do aliado estão em peso em seu cardápio de propostas para a capital paranaense. Ela questiona a transparência e credibilidade do processo eleitoral de 2022, diz existir uma ‘indústria que estimula o aborto’, coloca dúvidas sobre a eficácia das vacinas, defende anistia a pessoas que foram multadas durante a pandemia por desrespeitar as orientações sanitárias e usa o termo ‘ideologia de gênero’ para se referir a políticas de diversidade de gênero e sexual. Com duas candidaturas de direita na corrida por um eleitorado também conservador, Graeml vem tentando colar no adversário a pecha de esquerdista. Numa entrevista coletiva após o primeiro turno, a candidata deu o tom do que considera um fator desestabilizador para a definição da vitória: ‘Eu acho que a grande pergunta que o eleitor precisa se fazer neste momento é: quem o PT vai apoiar no segundo turno?’

Fonte: @ Estadão

Tags: cidadecontenda
CompartilheTweet
Anterior

STJ Anula Condenação por Estelionato de Advogada Investigada por Esquema de Venda de Sentenças

Próximo

O voto: o gesto mais poderoso da democracia, transformando a sociedade.

Carlos Henrique

Carlos Henrique

Oi, sou Carlos Henrique, um redator apaixonado por política e economia. Desde o início da minha carreira, sempre busquei oferecer aos meus leitores uma cobertura completa e precisa das mudanças no cenário político e seus impactos econômicos. Acredito que uma boa análise pode ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas e conscientes.

Comentários sobre este artigo

TOP DA SEMANA

Apresentador, Cantor;
Cultura

Casa Leopoldina é inaugurada no Ipiranga em homenagem a Ronnie Von, com espaço para eventos.

por admin
10 de setembro de 2024

Casa Leopoldina abre no sábado, dia 14, com homenagem a Ronnie Von, oferecendo cena gastronômica com Chef responsável por Festas...

Leia mais
traficada, exploração;

Polacas: A História de Tráfico e Resistência

10 de dezembro de 2024
nações, territórios, estados

Descubra os países menos populosos da Ásia: ranking e surpreenda-se!

22 de agosto de 2024
Facebook Instagram

INSTITUCIONAL

  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Últimas Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Força Policial: Governos do Nordeste reivindicam regras contra abuso, em oposição ao Sul e Sudeste
  • Seguradoras, Desenvolvimento e Uso da Força Policial, na Segurança, para que o Termo Segurança esteja Presente.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Ciência
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Internacional
  • Justiça
  • Política
  • São Paulo
  • Saúde

Todos os direitos reservador © São Paulo Política

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • São Paulo
  • Política
  • Ciência
  • Educação
  • Economia
  • Cultura
  • Saúde
  • Agro