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Home Educação

Desafie seu cérebro com o Estadão: Exercícios para a saúde cerebral

admin por admin
26 de agosto de 2024
em Educação
Leitura: 2 minutos
mente, massa, encefálica

26/08/2024 | 00h01 Divugação Foto: Arte Estadão Blue Studio Encontrou algum erro? Entre em contato Compartilhe: Tudo Sobre Estadão Blue Studio - Todos os direitos: @ Estadão

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Aprender vários idiomas retarda doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, graças à neuroplasticidade e desenvolvimento saudável da memória.

O corpo e o cérebro colaboram em harmonia no nosso corpo, e a interação é bastante significativa. Por exemplo, quando alguém estuda um novo idioma, está exercitando o cérebro para que se torne mais ágil e eficiente.

É fascinante como a mente e a massa encefálica estão intrinsecamente ligadas, influenciando diretamente nossas ações e pensamentos. Quando praticamos meditação, estamos fortalecendo a conexão entre a mente e a massa encefálica, promovendo equilíbrio e bem-estar. funcionamento

O cérebro e sua plasticidade

O mesmo princípio se aplica à massa encefálica. Assim como o corpo pode ser moldado por exercícios específicos como agachamento e supino, há ‘treinos’ para o cérebro que podem retardar o surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência: o aprendizado de línguas faz parte deles.

Neuroplasticidade e o funcionamento cerebral

Especialista em neurociência aplicada ao aprendizado e coordenadora acadêmica do Edify Education, Andreia Fernandes destaca que, em primeiro lugar, é crucial considerar o conceito de neuroplasticidade. ‘O nosso cérebro é plástico. Quanto mais estimulamos, melhor será a manutenção da reserva cognitiva. Por quê? Porque as conexões cerebrais que formamos ao sermos bilíngues são mais intensas. Temos dois códigos para descrever um mesmo objeto’, explica.

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Um exemplo comum para ilustrar o funcionamento cerebral no ensino bilíngue é a palavra ‘casa’. Podemos dizer ‘casa’ em português e também ‘house’ em inglês. São duas opções de nome para o mesmo objeto, o que proporciona uma flexibilidade cognitiva maior para o estudante que está aprendendo em mais de um idioma.

Benefícios da neuroplasticidade no desenvolvimento saudável do cérebro

Conforme nos estruturamos no processo de ser bilíngue, exercitamos a neuroplasticidade e fortalecemos a reserva cognitiva. O acionamento de diferentes áreas cerebrais é fundamental para a saúde mental e o desenvolvimento saudável das conexões cerebrais, o que contribui para retardar o Alzheimer e a demência.

Aprender um segundo idioma também desafia a memória. ‘O Alzheimer afeta principalmente a memória de curto prazo antes de atingir a de longo prazo. Portanto, quanto mais exercitamos a memória, mais retardamos o desenvolvimento do Alzheimer e da demência’, destaca Andreia.

Ativação de regiões cerebrais no ensino bilíngue

O ensino bilíngue tem impactos profundos no desenvolvimento do cérebro ao estimular diversas áreas e promover benefícios cognitivos. Segundo Flávio Sekeff Sallem, neurologista supervisor do Hospital Japonês Santa Cruz, o processo de aprendizado de uma segunda língua envolve a ativação de praticamente todas as regiões do cérebro.

Uma pessoa bilíngue é estimulada de diversas formas: auditiva, visual e também física, devido à movimentação gestual durante a fala. Diferentes regiões cerebrais, como o lóbulo occipital, parietal, temporal e o córtex pré-frontal, são beneficiadas pelo ensino bilíngue, contribuindo para um funcionamento cerebral mais completo e saudável.

Fonte: @ Estadão

Tags: funcionamento
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