Segunda etapa do pleito ocorrerá em 27 de outubro, em municípios de 20 Estados brasileiros, seguindo regras estabelecidas no Código Eleitoral para Executivos municipais.
No Brasil, 52 municípios de 20 Estados precisarão realizar um segundo turno para definir quem ocupará as prefeituras nos próximos quatro anos. Isso ocorre porque nenhum candidato alcançou a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% ou mais dos votos, excluindo-se os brancos e nulos.
Essa situação leva a uma nova rodada de votação, que ocorrerá no dia 27 de outubro. Nesse dia, os eleitores voltarão às urnas para decidir o resultado da eleição. A votação seguirá o mesmo horário e regras do primeiro turno, começando às 8h e encerrando às 17h. A escolha do prefeito será definida nesse segundo turno, que promete ser uma disputa acirrada entre os candidatos que avançaram para essa etapa do pleito.
Segundo Turno: Entenda as Regras e os Municípios Afetados
De acordo com o Código Eleitoral, até o dia 26 deste mês, os candidatos que seguem na disputa em cada cidade podem realizar caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som e minitrio, além de distribuir material gráfico. Essa é uma etapa importante para a eleição, que pode levar a um segundo turno em muitos municípios brasileiros.
A regra para haver a possibilidade de segundo turno é simples: o município deve ter mais de 200 mil eleitores aptos a votar. Com isso, 103 municípios brasileiros poderiam ter que estender o pleito para uma segunda etapa – o que ocorreu com quase metade da lista. É importante notar que essa foi a primeira vez que todas as 26 capitais brasileiras estavam na listagem da possibilidade de segundo turno.
Segundo Turno: Quais Municípios Estão na Lista?
Entre os 52 municípios que vão para a segunda etapa, 18 estão no Estado de São Paulo. Confira a lista, por Estado, onde a população volta às urnas no final do mês de outubro:
* Amazonas: Manaus (AM)
* Bahia: Camaçari (BA)
* Ceará: Caucaia (CE), Fortaleza (CE)
* Espírito Santo: Serra (ES)
* Goiás: Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia (GO)
* Maranhão: Imperatriz (MA)
* Minas Gerais: Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG)
* Mato Grosso do Sul: Campo Grande (MS)
* Mato Grosso: Cuiabá (MT)
* Pará: Belém (PA), Santarém (PA)
* Paraíba: Campina Grande (PB), João Pessoa (PB)
* Pernambuco: Olinda (PE), Paulista (PE)
* Paraná: Curitiba (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR)
* Rio de Janeiro: Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São João de Meriti (RJ)
* Rio Grande do Norte: Natal (RN)
* Rondônia: Porto Velho (RO)
* Rio Grande do Sul: Caxias do Sul (RS), Canoas (RS), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS)
* Sergipe: Aracaju (SE)
* São Paulo: Barueri (SP), Diadema (SP), Franca (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mauá (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sumaré (SP), Taboão da Serra (SP), Taubaté (SP)
* Tocantins: Palmas (TO)
Esses municípios terão que realizar uma segunda etapa da eleição, que pode ser um segundo turno, para escolher seus Executivos municipais. É importante que os eleitores estejam cientes das regras e das datas importantes para a votação.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo