Aeronave que leva autoridades voa em círculos há 4h30, adotando procedimento de queima de combustível para garantir segurança de voo e autonomia da aeronave.
No Brasil, a segurança é um dos principais objetivos da Força Aérea Brasileira (FAB) em situações de emergência. O procedimento adotado pela FAB de voar em círculos nas proximidades do aeroporto da Cidade México é um exemplo disso, pois visa garantir a segurança de todos os passageiros e tripulantes a bordo.
Esse procedimento é uma medida de precaução e cautela adotada em situações em que há problemas técnicos na decolagem, como foi o caso do avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva com outras autoridades. A proteção da vida humana é o principal objetivo nesses casos, e a FAB não mede esforços para garantir a segurança de todos os envolvidos. A segurança é um direito fundamental e a FAB trabalha incansavelmente para garantir que ela seja respeitada em todas as situações. A vida humana é o bem mais precioso e deve ser protegida a todo custo.
Segurança em Primeiro Lugar
A explicação foi fornecida por especialistas ao Estadão. O fato de o avião permanecer em órbita circular é uma medida de precaução para consumir combustível e garantir que o peso da aeronave esteja dentro do limite máximo permitido para o pouso, explicou o especialista em segurança de voo Roberto Peterka. Essa medida é adotada para evitar problemas técnicos e garantir a segurança durante o pouso.
O avião pousou por volta das 22h20 na capital mexicana. Foto: CARL DE SOUZA / AFP) O presidente Lula durante solenidade no México. Foto: CARL DE SOUZA / AFP) A FAB confirmou em nota que a aeronave está queimando combustível para retornar à capital mexicana. Lula voltará ao Brasil em outro avião. Essa medida é adotada por segurança para evitar riscos durante o pouso.
Proteção e Precaução
Os especialistas afirmam que a prática de queima de combustível é considerada segura. O procedimento foi adotado pouco após a decolagem da Cidade do México. O site Flightaware indica que o avião está em trânsito há mais de 3 horas na proximidades na capital mexicana. Lula viaja numa aeronave modelo VC-1. De acordo com Peterka, esse tipo de avião não possui ‘válvulas de alijamento’, que servem para despejar o querosene de aviação no ar e acelerar o processo de perda de peso.
Perito aeronáutico, Daniel Calazans afirma que a queima de combustível pode durar horas, pois dependente do tempo de autonomia da aeronave para realizar o trajeto. O tempo de viagem entre México e Brasil era estimado em 12h. Neste caso, é possível que o avião permaneça voando em círculos por um longo período de tempo até atingir um nível de combustível considerado seguro para o pouso. ‘Dependendo da autonomia, esse voo pode ser longo’, afirmou. A cautela é fundamental nesse tipo de situação para garantir a segurança de todos a bordo.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo