O projeto aprovado pelos deputados visa criar o Passaporte Equestre Paulista, como alternativa ao Guia de Trânsito Animal, para o sistema Gedave, rebanhos pelo Estado, mercado externo.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprova projeto que cria o Passaporte Equestre Paulista, ferramenta que pode substituir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte de equídeos no estado. Esse novo documento digital permitirá o registro de informações sobre o transporte de equídeos, como espécie, idade, sexo, porte e cor, além do nome do proprietário, contato e endereço.
Com a criação do Passaporte Equestre Paulista, os proprietários de equídeos podem se beneficiar de uma ferramenta mais eficiente e segura para o transporte de seus animais. O Passaporte Equestre Paulista também pode ser utilizado como documento de identificação para os equídeos em situações de emergência ou em caso de abandono, facilitando a localização dos animais. A criação desse passaporte visa melhorar a segurança e a eficiência no transporte de equídeos no estado de São Paulo.
Desburocratização no Transporte de Equídeos
A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA) paulista tem uma iniciativa inovadora para facilitar os trânsitos de equídeos no estado, com o objetivo de tornar o processo mais eficiente e seguro. Esse projeto visa reduzir o tempo de espera para o transporte de cavalos e outras espécies, como pôneis, jumentos e burros, que contribuem significativamente para a economia do estado.
Novo Documento para o Transporte de Animais
A partir da implementação do novo passaporte para os equídeos, os criadores poderão emitir o documento digitalmente, dispensando a necessidade de acesso ao sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal). Esse passaporte possibilita que os animais sejam identificados corretamente e monitorados em tempo real, reduzindo a possibilidade de fraudes e garantindo a rastreabilidade de cada rebanho. Além disso, o passaporte permite que os criadores movimentem seus rebanhos pelo estado durante todo o período de validade dos exames e do atestado de vacinação, facilitando o comércio de animais e o exercício de atividades econômicas legítimas.
Mercado de Equídeos: Uma Indústria em Crescimento
O Brasil é o quarto maior produtor de cavalos do mundo, com uma indústria que movimenta bilhões de reais por ano. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em 2020, o país tinha cerca de 8 milhões de equídeos, com destaque para os cavalos, que são o quarto maior rebanho do mundo. A SAA estima que o número de cavalos no estado de São Paulo seja de cerca de 240 mil, com tendência de crescimento. A cadeia produtiva de cavalos, por sua vez, movimenta R$ 16 bilhões ao ano no Brasil, com previsões de chegar a R$ 30 bilhões em breve.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo