Luciana Lemes, paulista de Lorena, restaurou órgão gótico da catedral de Paris, consumida pelo fogo em 2017, construído pela mesma pessoa que fez a fábrica especializada em instrumentos.
Luciana Lemes, diretora executiva da ONG Preservação do Patrimônio, acompanha o restauro da icônica igreja desde o incêndio de 2019 e agora, com a conclusão da obra, seu foco está na restauração da qualidade sonora do órgão, que ficou temporariamente fora de uso. “Aqui não é apenas questionado o aspecto estético, mas também o aspecto sonoro”, afirma.
Quem acompanhou a reconstrução do órgão afirma que foi possível recuperar boa parte do que existia anteriormente. “Conseguimos reutilizar e afinar bastante do que havia antes”, disse um dos trabalhadores envolvidos no restauro. O órgão, que fazia parte do acervo cultural do século 17, foi desmontado e armazenado em um local seguro para evitar danos. Agora, ele está de volta à sua lugar original, pronto para ser tocado. A cerimônia de reinauguração do órgão foi marcada por um reconhecimento mútuo entre a equipe de restauro e os membros da comunidade que realizaram o construção original do instrumento. “Esse é um momento de grande celebração”, afirmou a diretora executiva da ONG.
Uma Jovem com Paixão por Restauro
Aos 29 anos, Luciana Lemes, nascida em Lorena, no Vale do Paraíba, combina sua paixão por história e música no restauro de instrumentos, como o famoso órgão da Catedral de Notre-Dame, que foi consumido pelo fogo em 2019. Ela é uma das responsáveis pela restauração e afinação desse instrumento histórico, construído por Aristide Cavaillé-Coll em 1868. Além disso, Luciana também trabalhou no restauro do órgão da igreja de Lorena.
A Origem da Paixão por Restauro
A história de Luciana com os órgãos de tubos começou ainda na infância, quando ela participava do coro da Catedral da sua cidade natal. Foi ali que ela ouviu pela primeira vez a história do órgão da igreja, um órgão pequeno, construído pela mesma pessoa que tinha feito o de Notre-Dame. Ela conta que um novo organista havia começado a usar o instrumento e iniciado uma movimentação para que o instrumento fosse restaurado.
Despertar da Vocação
O projeto de restauro foi engavetado depois da morte do organista. Inconformada, Luciana começou a estudar o assunto, procurar pessoas, livros e documentos que pudessem ajudá-la a entender tudo. Ela se questionava como um patrimônio assim poderia ser jogado às traças. Foi estudar música e, na universidade, aos 19 anos, decidiu que o Cavaillé-Coll de Lorena seria o tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Aprendizado Internacional
Luciana procurou pessoas ao redor do mundo que pudessem ajudá-la a entender o restauro de órgãos. Encontrou a organista Shelly Moorman, professora de uma universidade na Pensilvânia, nos EUA. Shelly não só deu informações para Luciana, como a convidou para um estágio em uma fábrica especializada no restauro de órgãos. Ali, Luciana pôde entender que poderia adquirir conhecimento necessário para ajudar o Brasil.
Projeto Notre-Dame
No final de 2020, Luciana mandou currículo para três empresas. Em 2021, ela foi contratada pela Quoirin, empresa especializada em órgãos, como tubeira e aprendiz de harmonista. Ela foi feliz ao saber que a empresa seria a responsável pela restauração do grande órgão da Notre-Dame. O instrumento, que sobreviveu ao incêndio de 2019, precisava de reparos complexos para voltar a soar.
Restauro e Reconstrução
Luciana participou de etapas decisivas do restauro, como a retirada dos tubos danificados, a fabricação de novos componentes e a reintegração das peças restauradas ao instrumento principal. Ela trabalhou com arcos góticos, instrumento de construção complexa. Além disso, Luciana também trabalhou na reconstrução do órgão da igreja de Lorena, um projeto que exigiu reconhecimento da importância do patrimônio cultural.
Afinação e Construção
Luciana também é especialista na afinação dos instrumentos. Ela trabalhou em projetos de reconstrução e restauração de órgãos, como o da Catedral de Notre-Dame, que foi construído pela fábrica especializada em órgãos. Além disso, ela também trabalhou na construção de novos instrumentos, como o órgão da igreja de Lorena, que foi construído pela mesma pessoa que construiu o de Notre-Dame.
Construído Pela Mão de Artista
O órgão da Catedral de Notre-Dame é um exemplo de construção artesanal. Foi construído pela mão de artista, com arcos góticos e instrumentos de construção complexos. Além disso, o órgão também foi reconstruído pela mão de Luciana, que trabalhou na restauração e afinação do instrumento.
Restauração e Reconhecimento
Luciana trabalha na restauração e reconstrução de órgãos, como o da Catedral de Notre-Dame. Ela também trabalha no reconhecimento da importância do patrimônio cultural, como o órgão da igreja de Lorena. Além disso, ela também trabalha na afinação dos instrumentos, como o órgão da Catedral de Notre-Dame.
O Futuro do Restauro
Luciana está comprometida em continuar trabalhando no restauro e reconstrução de órgãos. Ela acredita que o restauro é um processo que exige reconhecimento da importância do patrimônio cultural. Além disso, ela também acredita que o restauro é um processo que exige afinação e construção, como o órgão da Catedral de Notre-Dame.
Fonte: @ Estadão
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