Lista final de indicados será divulgada em 17 de janeiro; premiação acontece em 2 de março com filme internacional, premiação de Hollywood e performance de notável força discreta.
Com a lista de pré-indicados ao Oscar 2025, a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas está de olho em filmes como Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
A lista de pré-indicados ao Oscar 2025 foi anunciada na terça-feira, 17, em uma ocasião altamente aguardada. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é um dos principais candidatos a ser indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional. A competição é feroz, com muitos filmes concorrendo ao prêmio de Melhor Filme Internacional, mas o Oscar poderá recompensar com seu reconhecimento o trabalho de Walter Salles e a equipe do filme Ainda Estou Aqui.
A Caminho do Oscar: ‘Ainda Estou Aqui’ e o Legado de Eunice Paiva
Em uma jornada de 15 filmes que irão definir seu lugar no Oscar, o filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ é um dos escolhidos para representar o país na mais prestigiosa premiação de Hollywood. Lançado na Festival de Veneza, ‘Ainda Estou Aqui’ conquistou o coração de críticos estrangeiros com sua história tocante e a atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva, uma mulher que dedicou sua vida ao luto pelo marido desaparecido durante o regime militar.
Reconhecimento Internacional: A Crítica sobre ‘Ainda Estou Aqui’
O New York Times elogiou a temática e a execução do filme, destacando a ‘execução de notável força discreta’ de Fernanda Torres. A publicação sugere que a atriz brasileira tem chances de receber uma indicação ao Oscar, apesar da forte competição de Angelina Jolie e Nicole Kidman. A crítica também destaca o fato de poucos filmes terem conseguido uma representação tão singular dos efeitos de longo prazo de tais tragédias sobre aqueles que ficam para trás.
Premiação de Hollywood: As Chances de Fernanda Torres no Oscar
Ainda que admita que a atriz brasileira tem uma competição feroz, o texto do New York Times dá espaço para que Fernanda consiga uma indicação, sugerindo que ela seguirá um caminho notavelmente parecido com o de sua mãe. A esmagadora maioria dos críticos de cinema da BBC concorda que Fernanda desempenhou uma ‘performance de notável força discreta‘ em ‘Ainda Estou Aqui’, um filme que revela o longo luto de Eunice de forma elegante, mostrando como as ações políticas e suas repercussões podem tirar a vida das pessoas completamente dos trilhos.
Filme Internacional: ‘Ainda Estou Aqui’ e as Obras de Walter Salles
Lançado no Festival de Veneza, ‘Ainda Estou Aqui’ arrancou elogios de alguns dos principais veículos de cultura pop estrangeiros. O Deadline, por exemplo, chamou o longa de Walter Salles de ‘uma carta de amor ao Brasil’ em sua crítica. A Variety destacou a melancolia passada pelo filme, que não acontece ‘por causa de uma sensação de desgraça iminente, mas porque essas cenas soam como memórias e, por mais felizes que sejam, as memórias são sempre tristes em algum nível.’
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo