CitrusBR identifica problemas climáticos em 5 safras, levando a escassez de suco, bebida e produtos como néctares no mercado europeu, afetando o Departamento de Citrus da Flórida.
As exportações de suco de laranja no Brasil continuam a ser um importante fator de crescimento da economia, com receitas expressivas em _exportações_. No período de julho a setembro de 2024, as vendas de suco de laranja alcançaram US$ 850,4 milhões.
O crescimento das exportações de suco de laranja é um significativo elemento para o desenvolvimento das receitas no período. Com a procura constante de produtos naturais e saudáveis, como suco de laranja, os exportadores brasileiros têm se destacado no mercado global.
Exportações de suco de laranja geram recorde de receita para CitrusBR
O valor alcançado pelas exportações de suco de laranja no primeiro trimestre da safra 2024/2025 da CitrusBR é de US$ 1,044 bilhão, uma expressiva alta de 43,23% em relação ao mesmo período da safra anterior, quando as receitas fecharam em US$ 593,7 milhões. Este resultado é fruto da forte demanda do produto no mercado internacional, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.
Volume de exportações diminui, mas valorização do produto compensa
O volume de suco de laranja exportado durante o período foi de 198.107 toneladas, uma queda de 26,73% em relação às 270.361 toneladas acumuladas na safra 2023/2024. No entanto, a valorização do produto, impulsionada pela restrição de oferta de suco de laranja, fez com que o faturamento total fosse de US$ 511,2 milhões, uma alta de 42,51% em relação aos US$ 359,4 milhões no primeiro trimestre da safra anterior. A Europa continua a ser o principal mercado para o produto brasileiro, com 115.398 toneladas embarcadas, uma queda de 30,5% em relação às 166.030 toneladas do período anterior.
Estados Unidos registram alta significativa na receita
Já os embarques para os Estados Unidos recuaram 19,53%, totalizando 67.323 toneladas em comparação com as 83.667 toneladas exportadas no mesmo período da safra 2023/2024. No entanto, o faturamento saltou de US$ 189,9 milhões para US$ 264,5 milhões, alta de 39,28%. ‘Temos visto empresas de bebidas com dificuldade em manter produtos 100% suco de laranja nas prateleiras devido à alta dos preços’, afirma o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Emissão de produtos como néctares ganha espaço no mercado
A restrição de oferta fez com que o produto perdesse exposição nas gôndolas de supermercados e estimulasse o lançamento de produtos como néctares, bebida com diluição de 50% de suco e água. ‘Vivemos um período de restrição de oferta de suco de laranja que tem causado a valorização do produto e gerado preocupação no mercado quanto ao impacto desse cenário no consumo da bebida’, explica Netto.
China e Japão também registram queda no volume de exportações
A China teve queda significativa em volume, com 6.092 toneladas embarcadas no período da safra 2024/2025, em comparação com as 8.262 toneladas do período anterior, representando uma queda de 26,26%. Já os embarques para o Japão também reduziram 1,11%, e passaram de 5.147 toneladas na safra passada para 5.090 toneladas nos três primeiros meses da safra 2024/2025.
Fonte: @ Estadão
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