Coalizão reúne elos da cadeia de proteína animal para impulsionar boas práticas no setor alimentício brasileiro, promovendo colaboração e bem-estar animal na cadeia produtiva.
A Colaboração Brasileira de Bem-estar Animal (Cobea) deu um importante passo em direção ao fortalecimento do bem-estar animal no país, ao oficializar a adesão das sete primeiras empresas à iniciativa no primeiro semestre deste ano. A lista é composta por importantes atores da cadeia de proteína animal brasileira, que se comprometeram a trabalhar em prol do bem-estar e da melhoria contínua das condições de vida dos animais.
Entre as empresas que aderiram à iniciativa estão o Grupo IMC (International Meal Company), Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira Brasil e Danone. Essas empresas líderes do setor se uniram para promover o bem-estar animal e melhorar as práticas de cuidado e manejo dos animais, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e ético para a indústria. A colaboração e o compromisso dessas empresas são fundamentais para o sucesso da iniciativa e para a promoção do bem-estar dos animais no país.
Colaboração em prol do bem-estar animal
A criação da Coalizão Brasileira pelo Bem-Estar Animal (Cobea) marca um importante passo em direção à promoção de práticas de bem-estar animal no país e na América Latina. Essa entidade sem fins lucrativos busca integrar diversos elos da cadeia produtiva, incluindo indústria, serviços e varejo, com o objetivo de elevar o nível de bem-estar no setor produtivo e aumentar a conscientização dos consumidores.
Segundo o diretor da Planalto Ovos, Daniel Mohallem, a empresa aderiu à coalizão motivada pela vontade de aprimorar suas práticas e se manter na vanguarda do setor. ‘A oportunidade de expressar nossa opinião sobre temas relevantes e garantir representatividade junto a órgãos e entidades é essencial para a empresa. Acreditamos que o compartilhamento de aprendizados e boas práticas irá gerar e disseminar conhecimento, elevando o nível de bem-estar no setor produtivo e aumentando a conscientização dos consumidores’, destaca em nota o executivo.
Importância da colaboração e transparência
O recém-formado grupo está em um período de reuniões e debates sobre possíveis ações e projetos práticos que deverão ser adotados. ‘Significativas melhorias neste campo só serão alcançadas por meio da cooperação entre os diferentes agentes da cadeia produtiva. Além disso, a transparência e a confiabilidade das informações são aspectos fundamentais para o sucesso desta iniciativa’, afirma Daniel Mohallem.
A Cobea também nomeou o primeiro presidente da Associação, o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company, João Paulo Camarinha Figueira, que estará à frente da coalizão nos primeiros anos de atuação. ‘Desde o início ficou evidente que havia um propósito genuíno de avançarmos nesse tema, construindo um ambiente colaborativo entre empresas. Acreditamos que a união de empresas comprometidas com os avanços em bem-estar animal, somando experiências e competências distintas, trará velocidade e intensidade no cumprimento de nossos objetivos’, afirma Figueira em nota.
Expansão e objetivos
Além do setor alimentício, o grupo também está aberto à adesão de representantes do setor de pet food, pelos benefícios de uma maior colaboração entre os dois grupos. ‘A garantia de bem-estar para aves, suínos, peixes e demais espécies que oferecem proteína animal ao mercado pet é um objetivo que buscaremos atingir de forma organizada, estratégica e consistente, a partir de nossa participação na Cobea’, diz o gerente da Special Dog Company.
A Associação é uma idealização da startup Produtor do Bem, que surgiu em um simpósio em 2023, a partir da percepção de que havia um apetite por um maior diálogo e colaboração no setor, envolvendo todos os elos da cadeia. ‘A Produtor do Bem idealizou e apoia esta iniciativa porque acredita que são necessárias ferramentas adicionais, além da certificação, para tornar o sistema mais justo e transparente’, afirma a empresa.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo