Painel do Estadão Summit Agro destacou desafios em produzir com sustentabilidade e comunicar eficazmente sobre ração orgânica, agricultura regenerativa, controle de ventilação e transparência sobre onde vem o alimento.
A partir de agora, _transparência_ e _comunicação_ devem ser garantidas em todas as etapas do ciclo produtivo para que os consumidores possam ter segurança e confiança na escolha de produtos. Isso inclui a _rastreabilidade_ da produção, um dos pontos mais importantes de _comunicação_ com o consumidor. Além disso, a _sustentabilidade_ também é um aspecto fundamental, mas não se resume apenas à sustentabilidade ambiental. Com a população em crescimento, a _sustentabilidade_ das práticas agrícolas e alimentares é cada vez mais questionada.
A _comunicação_ deve ser eficaz entre as diferentes partes do processo produtivo, desde a _rastreabilidade_ até a entrega dos produtos aos consumidores. Nessa linha, a _comunicação_ entre os produtores, os fornecedores e os consumidores também é fundamental para que todos possam entender e ter acesso à _transparência_ sobre as práticas de produção. Com isso, é possível garantir a qualidade dos produtos e a _sustentabilidade_ das práticas agrícolas.
Comunicação: O Pilar da Sustentabilidade
A sustentabilidade é a única opção viável para a pecuária brasileira, conforme afirma o presidente da BRFCafé. A plataforma online oferece cursos gratuitos sobre sustentabilidade e tecnologia, visando melhorar a comunicação e o controle de produção.
Comunicação: A Chave para o Sucesso
Todas as nossas operações possuem selo de certificação anual, garantindo a rastreabilidade e a transparência. É fundamental comunicar de forma eficaz as melhorias e os avanços realizados no campo, para que o consumidor seja informado sobre o produto.
Transparência e Rastreabilidade
O controle de ventilação e o volume de vento por metro quadrado de cada aviário são fundamentais para a produtividade e a segurança do consumo. A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para garantir a transparência sobre a origem do alimento, tanto na agricultura quanto na pecuária.
Comunicação: O Desafio da Indústria
A falta de comunicação é um dos principais desafios enfrentados pela indústria, segundo o diretor de Originação e Insumos da ADM no Brasil. É fundamental comunicar de forma eficaz as melhorias e os avanços realizados para que a indústria seja compreendida e valorizada.
Transparência e Autenticidade
O modelo de agricultura regenerativa é uma opção viável para o futuro, segundo o sócio-diretor da Raiar Orgânicos. A transparência e a autenticidade são fundamentais para que o consumidor seja informado sobre a origem do alimento e a forma como ele é produzido.
Comunicação: A Chave para a Sustentabilidade
A comunicação eficaz é fundamental para garantir a sustentabilidade de longo prazo. A indústria deve comunicar periodicamente as melhorias e os avanços realizados, para que o consumidor seja informado e possa tomar decisões informadas.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo