Dona Carmem Virginia compartilha conhecimentos fundamentais de gastronomia para o sucesso em negócios culinários.curso Fundamentos Gastronomia, Empreendedorismo.
A empreendedora Dona Carmem Virginia gerencia com maestria as operações do Altar Comida Ancestral, estabelecimentos que celebram a riqueza cultural do Nordeste e a conexão espiritual com os orixás do candomblé. Com sua visão empreendedora, ela equilibra suas responsabilidades entre São Paulo e Recife (PE), garantindo o sucesso de ambas as unidades.
O empreendedorismo de Dona Carmem Virginia inspira outros a também empreender e investir em seus próprios negócios. Sua dedicação ao resgate das tradições e à valorização da espiritualidade através da gastronomia mostra como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e a inclusão em diferentes regiões do Brasil.
Empreendedorismo na Gastronomia: Capacitação e Conexão com a Ancestralidade
Nas duas cidades mencionadas, a visionária empreendedora decidiu compartilhar sua vasta experiência e seus valiosos conhecimentos para orientar novas empreendedoras no ramo dos negócios. A renomada chef estará ministrando o curso abrangente intitulado Fundamentos Gastronomia e Empreendedorismo, nos dias 10 e 11 de setembro na unidade localizada na Vila Madalena, proporcionando aos participantes os conhecimentos fundamentais necessários para alcançar o sucesso em seus empreendimentos.
Na capital pernambucana, as datas previstas para a disponibilização do conteúdo são os dias 3 e 4 de setembro. Para se inscrever no curso mencionado, basta encaminhar seu nome, número de telefone e endereço de e-mail para o endereço altarcozinhaancestral@gmail.com. É importante ressaltar que as vagas são limitadas.
Empreender no setor gastronômico requer uma combinação única de conhecimento, dedicação e, acima de tudo, paixão pela culinária. O principal objetivo é fornecer ferramentas práticas que possam impactar positivamente o cotidiano dos participantes, permitindo que transformem seus sonhos em realidades sustentáveis, conforme destacado pela chef Carmem Virginia, também reconhecida como a apresentadora do programa Uma Senhora Panela, veiculado no canal GNT.
Durante o curso, serão abordados diversos temas essenciais, como a elaboração de cardápios, a criação de fichas técnicas dos pratos, a gestão de custos e precificação, além de orientações jurídicas para a abertura do registro de Microempreendedor Individual (MEI) e dicas sobre a utilização eficaz das redes sociais como ferramenta de divulgação.
A chef também compartilhará sua inspiradora jornada como empreendedora negra em um cenário predominantemente branco de negócios. Com uma culinária que celebra os sabores tradicionais e uma decoração que homenageia as tradições das religiões de matriz africana e do sincretismo religioso, o restaurante da Dona Carmem Virginia, estabelecido em parceria com a empresária Fátima Pissarra e a cantora Luisa Sonza, oferece uma experiência gastronômica única, que proporciona uma conexão profunda com a ancestralidade.
Além de sua formação culinária pelo Senac, Virginia também desempenha o papel de iabassê, responsável pela cozinha nos rituais do candomblé. Os rituais e cerimônias realizados em seu espaço promovem uma dimensão espiritual, favorecendo a harmonia entre corpo, mente e espírito. Dessa forma, o Altar Cozinha Ancestral se destaca como um local de encontro, celebração e reconexão com as raízes culturais.
Apoiando o empreendedorismo negro, a capacitação oferecida pela chef Dona Carmem Virginia reflete os esforços em prol do desenvolvimento desse segmento no país. Um estudo do Sebrae, baseado na Pnad, revela que 52% dos proprietários de pequenos negócios no Brasil se autodeclaram negros, totalizando 15,2 milhões de indivíduos.
‘A evolução tem sido significativa, mas agora é necessário avançar para um próximo estágio, que consiste em elaborar políticas estruturantes que impulsionem o desenvolvimento. Precisamos sair de uma abordagem assistencialista, baseada em microcréditos, e adotar uma visão mais abrangente de fomento e crescimento. Políticas e créditos mais robustos são essenciais para apoiar as mulheres empreendedoras’, destaca Adriana Barbosa, fundadora da PretaHub e diretora executiva da organização.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo