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Ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô em São Paulo – Descubra as novas estações previstas!

Carlos Henrique por Carlos Henrique
27 de agosto de 2024
em São Paulo
Leitura: 3 minutos
ramal, projeto

27/08/2024 | 09h33 LInha 6-Laranja do Metrô tem estudo para ampliar o ramal em mais seis estações Foto: Taba Benedicto/ Estadão Obras de construção da linha 6 Laranja do Metrô, na Estação 14 Bis, na região central de SP Foto: Tiago Queiroz/Estadão Uma das estações previstas na ampliação é a do Cambucci, ligando a região central da cidade com a zona leste. Foto: Taba Benedicto/ Estadão Mapa que projeta desapropriação com a construção da estação Morro Grande, na região noroeste de São Paulo. Foto: Relatório Ambiental Preliminar/Reprodução Desapropriação prevista com a construção da estação Aclimação, na região sudeste da ampliação da Linha 6-Laranja. Foto: Relatório Ambiental Preliminar (LInha Uni)/Reprodução Obras de construção da futura Estação Puc-Cardoso de Almeida, da Linha 6-Laranja Foto: Tiago Queiroz/Estadão Encontrou algum erro? Entre em contato Compartilhe: Tudo Sobre Metrô [Companhia do Metropolitano de São Paulo] São Paulo [cidade SP] - Todos os direitos: @ Estadão

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Concessionária sugere ampliar futuro trajeto da Linha 6-Laranja, ligando Brasilândia à Estação São Joaquim. Governo avalia estudos ambientais das obras de R$ 10,4 bi.

A futura Linha 6-Laranja do Metrô, que está sendo construída na cidade de São Paulo, contará com 15 estações ao longo do percurso, conectando a Brasilândia, na zona norte, até São Joaquim, na região central.

Além disso, o projeto da Linha 6-Laranja promete trazer melhorias significativas para o transporte público da capital paulista, oferecendo um novo ramal que facilitará o deslocamento dos passageiros e contribuirá para a mobilidade urbana da cidade.

Projeto de Ampliação da Linha 6-Laranja

A concessionária responsável pela obra, a Linha Uni, está planejando expandir o trajeto da Linha 6-Laranja com mais seis paradas, sendo duas no lado noroeste e quatro no sentido sudeste do ramal. Essa extensão do trecho poderá alcançar bairros da parte sul e leste da capital, como Ipiranga e Mooca, e ainda mais ao norte da cidade, como a região do Morro Grande. A proposta de ampliação, que pode chegar a custar R$ 10,4 bilhões e ter início no final de 2025, está aguardando aval do governo do Estado.

A desapropriação de mais 90 mil m² de áreas está prevista a partir da construção das estações, poços de ventilação e saídas de emergência, conforme o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) apresentado pela Linha Uni. Esta ampliação impactará diretamente comércios, restaurantes, indústrias e centenas de residências ao longo do trajeto.

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A fase III da construção da Linha 6-Laranja, que inclui a expansão do ramal, está prevista no Contrato de Concessão firmado com o governo paulista e será realizada mediante aprovação da gestão Tarcísio de Freitas. A Linha Uni está desenvolvendo estudos ambientais em parceria com o governo para garantir a viabilidade do projeto.

Especialistas destacam que a ampliação poderá trazer benefícios à cidade, mas ressaltam a importância de mais diálogo com a população. A concessionária espera obter a licença para início das obras 18 meses após a entrega do estudo ambiental, prevista para outubro de 2025.

A expansão inclui a construção de duas estações no sentido noroeste e quatro no sentido sudeste. Detalhes sobre o cronograma das obras serão divulgados à medida que os projetos avançarem e forem aprovados.

A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos está aguardando a conclusão dos estudos de viabilidade para assinar o contrato de ampliação. Enquanto isso, a construção da fase I da Linha 6-Laranja está garantida, conectando a Brasilândia à Estação São Joaquim, no centro.

Com uma extensão total de 15,3 quilômetros, o projeto aprovado inclui integração com as linhas 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante do metrô. A entrega desta etapa está prevista para outubro de 2027, mas devido a atrasos nas obras, a conclusão pode se estender até 2028. O governo calcula o atraso a partir de 2025, prazo estipulado pela gestão anterior.

A proposta de ampliação da Linha 6-Laranja prevê a construção das estações Velha Campinas e Morro Grande no sentido noroeste, a partir da futura estação Brasilândia. No sentido região leste, estão previstas as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, expandindo ainda mais o alcance da Linha 6-Laranja.

Fonte: @ Estadão

Tags: futuratrajetória
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Oi, sou Carlos Henrique, um redator apaixonado por política e economia. Desde o início da minha carreira, sempre busquei oferecer aos meus leitores uma cobertura completa e precisa das mudanças no cenário político e seus impactos econômicos. Acredito que uma boa análise pode ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas e conscientes.

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