Concessionária sugere ampliar futuro trajeto da Linha 6-Laranja, ligando Brasilândia à Estação São Joaquim. Governo avalia estudos ambientais das obras de R$ 10,4 bi.
A futura Linha 6-Laranja do Metrô, que está sendo construída na cidade de São Paulo, contará com 15 estações ao longo do percurso, conectando a Brasilândia, na zona norte, até São Joaquim, na região central.
Além disso, o projeto da Linha 6-Laranja promete trazer melhorias significativas para o transporte público da capital paulista, oferecendo um novo ramal que facilitará o deslocamento dos passageiros e contribuirá para a mobilidade urbana da cidade.
Projeto de Ampliação da Linha 6-Laranja
A concessionária responsável pela obra, a Linha Uni, está planejando expandir o trajeto da Linha 6-Laranja com mais seis paradas, sendo duas no lado noroeste e quatro no sentido sudeste do ramal. Essa extensão do trecho poderá alcançar bairros da parte sul e leste da capital, como Ipiranga e Mooca, e ainda mais ao norte da cidade, como a região do Morro Grande. A proposta de ampliação, que pode chegar a custar R$ 10,4 bilhões e ter início no final de 2025, está aguardando aval do governo do Estado.
A desapropriação de mais 90 mil m² de áreas está prevista a partir da construção das estações, poços de ventilação e saídas de emergência, conforme o Relatório Ambiental Preliminar (RAP) apresentado pela Linha Uni. Esta ampliação impactará diretamente comércios, restaurantes, indústrias e centenas de residências ao longo do trajeto.
A fase III da construção da Linha 6-Laranja, que inclui a expansão do ramal, está prevista no Contrato de Concessão firmado com o governo paulista e será realizada mediante aprovação da gestão Tarcísio de Freitas. A Linha Uni está desenvolvendo estudos ambientais em parceria com o governo para garantir a viabilidade do projeto.
Especialistas destacam que a ampliação poderá trazer benefícios à cidade, mas ressaltam a importância de mais diálogo com a população. A concessionária espera obter a licença para início das obras 18 meses após a entrega do estudo ambiental, prevista para outubro de 2025.
A expansão inclui a construção de duas estações no sentido noroeste e quatro no sentido sudeste. Detalhes sobre o cronograma das obras serão divulgados à medida que os projetos avançarem e forem aprovados.
A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos está aguardando a conclusão dos estudos de viabilidade para assinar o contrato de ampliação. Enquanto isso, a construção da fase I da Linha 6-Laranja está garantida, conectando a Brasilândia à Estação São Joaquim, no centro.
Com uma extensão total de 15,3 quilômetros, o projeto aprovado inclui integração com as linhas 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante do metrô. A entrega desta etapa está prevista para outubro de 2027, mas devido a atrasos nas obras, a conclusão pode se estender até 2028. O governo calcula o atraso a partir de 2025, prazo estipulado pela gestão anterior.
A proposta de ampliação da Linha 6-Laranja prevê a construção das estações Velha Campinas e Morro Grande no sentido noroeste, a partir da futura estação Brasilândia. No sentido região leste, estão previstas as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, expandindo ainda mais o alcance da Linha 6-Laranja.
Fonte: @ Estadão
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