ouça este conteúdo
Itinerário sobre a origem, história e cultivo do amendoim. Ingredientes tradicionais na culinária. Safra 2012/2013 bate recorde de produção e exportação.
Doce de amendoim, manteiga, bolinho e muito mais. O amendoim é um ingrediente clássico na gastronomia brasileira e está ganhando destaque também no setor agrícola. Comparando a safra de 2012/2013 com a mais recente, a produção nacional do amendoim aumentou de 326 mil toneladas para 893 mil, alcançando um novo recorde. Dessa quantidade, aproximadamente 77,6% foram enviados para exportação.
Além de ser uma delícia em diversas receitas, o amendoim é uma importante leguminosa que contribui significativamente para a economia do país. Com seu crescimento expressivo, o grão está conquistando cada vez mais espaço tanto no mercado interno quanto externo, mostrando sua versatilidade e potencial para diferentes aplicações.
Leia mais: Neri Geller diz estar ‘chateado’ com Fávaro e admite que intenção de comprar arroz surgiu antes das enchentes
Conab reduz projeção para a safra de grãos 2023/2024 para 295,6 milhões de toneladas
Arroz vale mais que soja; veja até quando
Os dados foram apresentados ao Agro Estadão pelo coordenador do Núcleo de Promoção e Pesquisa da Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil (Abex-BR), Luiz Antônio Vizeu. Ele falou sobre o cenário internacional, as oportunidades e curiosidades do grão e como a expansão está relacionada à cidade de São Paulo.
De onde vem o amendoim? O amendoim é uma planta da família Fabaceae. Ela é uma leguminosa, como o feijão e a soja, originária da América do Sul, mais precisamente da região norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e parte do Pantanal brasileiro. No Brasil, ele passou a ganhar relevância comercial na década de 50 com plantações no estado de São Paulo. O auge foi na década de 70, o país teve mais de 500 mil hectares plantados da cultura. A cultura teve um declínio nos anos 80 e 90 com a chegada da soja. A crise na cadeia forçou a busca e o desenvolvimento de variedades mais adequadas para o consumo como se conhece hoje em dia. O resultado vem sendo demonstrado nos últimos anos, que registrou um crescimento médio de 9% ao ano.
Produção Nacional de Amendoim: Safra 2012/2013 bate recorde
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) analisados por Vizeu, na última safra (2023/2024) a cultura teve 255 mil hectares de plantio, sendo o estado de São Paulo o principal produtor, com 87,6% da área total. A produção de grão saltou, impulsionando as exportações.
Cidade de São Paulo e amendoim: o que eles têm a ver? A história do amendoim no Brasil passa pela capital paulista. Isso porque, entre a década de 50 e 70, a cidade já vivia uma expansão provocada pelo êxodo rural. Com mais gente, era necessário mais alimentos e a principal gordura utilizada era até então a banha de porco. Apesar disso, essa gordura animal não tinha escala suficiente para abastecer a todos e a alternativa foi o óleo de amendoim. Antes do óleo de soja, os óleos de amendoim e de algodão foram os primeiros a chegar nas gôndolas e funcionaram como substitutos da banha de porco.
Produção e Exportação de Amendoim: Safra 2012/2013
Quais as principais áreas produtoras de amendoim? O estado de São Paulo ainda segue hegemônico na produção da leguminosa. ‘Em São Paulo, o amendoim é significativo em diversos municípios. Ele é o principal produto econômico de três grandes regiões do estado: Mogiana, Médio Tietê e Alta Paulista’, pontua Vizeu. A perspectiva é de que em 2024 o estado tenha 83,5% da área plantada de amendoim no Brasil, quase 10% a menos do que em 2020. Porém, isso não ocorre devido à diminuição de área, mas sim, à expansão em outros lugares. Dos 225 mil hectares cultivados na safra 2023/2024, Mato Grosso do Sul aparece em segundo, com 21,2 mil hectares, seguido de Minas Gerais (12,9 mil hectares) e Bahia (2,6 mil hectares).
Tradicional-Culinária: O Amendoim na Gastronomia Brasileira
Usos do amendoim Conforme esclarece Vizeu, o amendoim é majoritariamente utilizado para consumo humano. Além de ser consumido in natura, o grão é um ingrediente tradicional na culinária brasileira, sendo utilizado em diversas receitas doces e salgadas. Sua produção nacional de amendoim tem sido destaque, com a safra 2012/2013 batendo recorde e impulsionando as exportações do grão. A valorização do amendoim como um grão versátil e nutritivo tem contribuído para seu crescimento e relevância no mercado nacional e internacional.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo