Ministério do Planejamento visa acelerar megaprojeto de infraestrutura para conectar Brasil aos países vizinhos.
A secretária de Desenvolvimento, Ana Silva, está empenhada em expandir as ‘Caminhos de Integração’ por todo o Brasil. O projeto gigantesco tem como objetivo impulsionar a integração sul-americana com cinco caminhos de distribuição de mercadorias.
Essa iniciativa promove a união de diferentes regiões, fortalecendo a interligação entre os países vizinhos. A integração de infraestruturas e logística é essencial para impulsionar o comércio internacional e a economia regional.
Integração em Foco: Novas Perspectivas para as Obras de Infraestrutura
Em uma fase inovadora, Tebet planeja aprofundar a conexão dessas megaprojetos de infraestrutura com os Estados do Nordeste. Apresentadas em um circuito de apresentações pelo Brasil e países vizinhos, como revelado pela Coluna do Estadão, as cinco rotas de união do projeto atravessam os 11 Estados de fronteira, Goiás, Distrito Federal e São Paulo.
O Nordeste, até então excluído do plano, devido à priorização da integração sul-americana na primeira etapa, agora ganha destaque. A proposta é estender a interligação para o restante do Brasil, abrangendo mais Estados do Sudeste. A disposição de dialogar formalmente com todos os Estados nordestinos nos próximos meses para o Rotas de Integração foi comunicada recentemente por Tebet ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
O secretário de Articulação Institucional da pasta, João Villaverde, figura essencial no acompanhamento próximo do projeto, marcou presença na conversa. As cinco rotas de conexão com a América do Sul estão inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre as obras em destaque, a Rota do Quadrante Rondo visa acelerar a ligação entre Rondônia e o Peru, proporcionando, por exemplo, uma nova via para o transporte de azeitonas.
A falta de infraestrutura faz com que Rondônia importe atualmente azeitonas peruanas que precisam percorrer uma rota extensa pelo continente, encarecendo o processo. Os produtos saem do Peru, atravessam o Canal do Panamá, chegam ao Porto de Santos e, em seguida, cruzam o Brasil para atender à demanda dos rondonienses. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, destaca a importância desse projeto de integração para a economia e o desenvolvimento regional.
Fonte: @ Estadão
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