Para observar o fenômeno, procure um local com pouca nebulosidade no Hemisfério Sul. Não é necessário equipamento específico.
Uma Superlua foi avistada na Estação Espacial Internacional enquanto orbitava acima do sul do Oceano Índico. A Superlua azul que se inicia nesta segunda-feira, 19, promete encantar os observadores do céu.
A Lua cheia iluminará o céu noturno com sua beleza única. A magia da Super Lua estará presente para todos apreciarem.
Superluas: um espetáculo celestial para observar
As superluas são eventos astronômicos fascinantes que ocorrem quando a lua atinge a fase cheia durante seu perigeu, o ponto em que ela está mais próxima da Terra, a cerca de 363 km. Essa combinação única cria um espetáculo celestial impressionante que pode ser apreciado a olho nu.
Para observar esse fenômeno incrível, basta encontrar um local com pouca nebulosidade e iluminação, como parques ou áreas rurais, sem a necessidade de equipamentos especiais. A lua cheia estará visível no céu por um período prolongado, começando às 15:25, mas o momento ideal para apreciá-la será ao anoitecer.
A Superlua azul, apesar de seu nome intrigante, não tem coloração azul, como esclarece Gordon Johnston, um ex-executivo da Nasa, em um artigo. Esse termo é usado para descrever dois eventos: quando há duas luas cheias no mesmo mês e quando ocorre a terceira lua cheia em uma estação do ano que normalmente tem apenas três luas cheias.
No Hemisfério Sul, o período de inverno começou em 20 de junho e se estenderá até 21 de setembro. Durante esse período, já ocorreram duas luas cheias, estamos testemunhando a terceira e a quarta está prevista para o próximo mês. Por isso, essa Superlua é conhecida como lua azul.
De acordo com Johnston, o termo ‘superlua’ foi introduzido pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, enquanto a expressão ‘lua azul’ tem registros de uso desde 1528 e aparece em várias lendas de civilizações antigas ao redor do mundo. Aproveite esse momento único para apreciar a beleza e o mistério do universo.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo