ouça este conteúdo
Sem enquadramento como atividade de saúde e tributação de 26,5%, universalização até 2033 fica mais distante; setor negocia com Senado e Fazenda no texto da regulamentação: assuntos, influência internacional, redes sociais, intromissão fatal, valores, candidato cargo eletivo, questão, regime venezuelano, Nicolás Maduro, eleições, Brasil série, questões.
Às vezes se ouve por aí que questões internacionais não têm o poder de impactar as eleições no Brasil, especialmente as municipais. Talvez isso fosse verdade em um passado onde as redes sociais não exerciam uma influência tão significativa sobre os rumos das candidaturas e, consequentemente, não se debatia tanto sobre os valores de cada postulante a um cargo eletivo.
Hoje em dia, no entanto, com a crescente importância das redes sociais e a disseminação rápida de informações, é inegável que o cenário das eleições mudou drasticamente. O pleito agora é marcado por uma intensa votação online e offline, onde o sufrágio dos eleitores é influenciado por uma série de fatores, incluindo notícias internacionais que podem moldar a percepção do eleitorado e impactar diretamente o resultado das eleições.
Eleições e a Influência Internacional
Hoje, qualquer assunto tem o potencial de inflamar e definir um pleito. A dinamite do momento é a questão venezuelana, com o regime de Nicolás Maduro, claramente derrotado, tentando se manter no poder por meio da repressão aberta à população. Independentemente das eleições no Brasil, ficará sempre uma série questões a ser perguntada a qualquer candidato petista. Afinal, eles defendem ou não a democracia ou foi só oportunismo para vencer o pleito em 2022? Frente a evidências cavalares de que houve fraude na Venezuela, e mesmo assim endossarem o apoio ao presidente Nicolás Maduro, o que garante que são de fato comprometidos com o processo democrático no Brasil? Como fica a questão da ligação do Partido dos Trabalhadores com a defesa dos chamados direitos humanos? É para valer? É conversa fiada? Ou só vale para atacar ditadores de ideologia inimiga? Qual a palavra que têm aos milhares de refugiados venezuelanos que hoje vivem no Brasil? Têm coragem de dizer, olhos nos olhos deles, que a eleição de Maduro é legítima?
Redes Sociais e Intromissão Fatal
Já tivemos um tira-gosto dessa questão no debate para a prefeitura de Porto Alegre em que a candidata petista Maria do Rosário tentou tergiversar afirmando que se tratava de autodeterminação dos povos. Há uma chance gigantesca de que se o critério for esse, de autodeterminação, frente às fraudes na nação caribenha, Maria do Rosário deveria então defender a retirada de Maduro do poder. A questão venezuelana diz respeito ao Brasil porque coloca o Partido dos Trabalhadores em enorme contradição a respeito de quase tudo o que diz representar. Consideram a democracia um valor universal ou apenas um meio para implantarem um socialismo aos moldes de outras nações autoritárias? Consideram nosso sistema eleitoral apenas uma ‘democracia burguesa’ que deve ser descartada frente a outros objetivos? Aquela conversa de ‘frente ampla’, democrática, para derrotar o bolsonarismo ‘golpista’ era estelionato eleitoral?
Valores e Candidatos em Questão
É dramático imaginar que hoje as duas grandes forças eleitorais brasileiras tenham um compromisso apenas relativo e circunstancial com a democracia. A posição petista com relação à Venezuela também tira do PT uma espécie de trunfo com relação ao chamado bolsonarismo. O ex-presidente teria tentado preparar um golpe de Estado, mas a resistência democrática, capitaneada pelo PT, acabou triunfando em 2022, querem que fique assim a história. Como naqueles filmes em que o mocinho é na verdade mais um vilão, e o vilão inicial segue vilão, a posição petista mostra que o compromisso firmado com os brasileiros era um estelionato, uma farsa. Vale à pena perguntar mil vezes à presidente do PT, Gleisi Hoffman, qual é o compromisso de seu partido com a democracia? Perguntar se acha a Venezuela uma questão crucial para as eleições no Brasil.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo