Serasa Experian recomenda análise contínua de cultivo de soja da empresa para produtores rurais e agropecuária, visando descarregamento judicial e recuperação econômica do setor agro.
À luz da recuperação financeira da economia brasileira, o número de produtores rurais e empresas do agronegócio que ingressam com processos de recuperação judicial diminuiu significativamente. Neste contexto, a Serasa Experian apontou uma redução de 40,7% nas solicitações de recuperação judicial no terceiro trimestre de 2024.
Essa queda no número de pedidos de recuperação judicial reflete uma melhoria no quadro financeiro das empresas do agronegócio e dos produtores rurais. Até mesmo aqueles que estavam em situação de insolvência ou falência estão conseguindo se reabilitar. A reabilitação financeira é um passo importante para que essas empresas possam retomar suas atividades com estabilidade e previsibilidade. A redução dos pedidos de recuperação judicial também pode ser relacionada a uma maior conscientização das empresas em relação à gestão financeira, o que contribui para uma menor frequência de pedidos de recuperação.
Recuperação financeira em queda: quebra de 40% nos pedidos de insolvência em empresas do agro
A economia do setor do agro ainda mostra sinal verde para a recuperação financeira. Os dados da Serasa Experian indicam uma diminuição nos pedidos de recuperação judicial tanto para produtores rurais quanto para empresas do agronegócio. Ainda assim, o cenário é positivo para o terceiro trimestre. Contudo, é preciso observar os próximos meses para concluir se a recuperação consolidou-se.
Recuperação judicial em queda: agricultores do RS reclamam da falta de crédito no BNDES
Em outubro de 2024, a feira agropecuária Expointer, sediada em Lajeado, no Rio Grande do Sul, terá a presença do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro. A confirmação do anúncio que, anteriormente, havia cancelado sua presença, gerou satisfação aos organizadores da feira. O evento faz parte do calendário de feiras agropecuárias do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Crédito rural: BNDES autoriza suspensão das parcelas de 1/5 a 14/8 para o RS
O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) anunciou suspensão das parcelas de 1 a 5 de maio a 14 de agosto para o Rio Grande do Sul. A ação visa ajudar a recuperação dos produtores rurais da região. A suspensão das parcelas foi autorizada pelo BNDES para o estado após pedido do governador José Ivo Sartori. A medida visa ajudar os agricultores do estado, que enfrentam dificuldades financeiras.
Por Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian:
‘Os dados mostram um cenário positivo para o terceiro trimestre, mas precisamos lembrar que a economia não costuma sofrer grandes mudanças em curtos períodos. Acreditamos em um represamento no segundo trimestre que acabou inflando a quantidade de solicitações e impactando o período posterior. O ideal é que sigamos analisando os próximos meses para chegarmos em conclusões mais assertivas.’
Diminuição de 50,4% nos pedidos de recuperação judicial de produtores rurais, diz Serasa
Os pedidos de recuperação judicial de produtores rurais que atuam como pessoa física diminuíram 50,4%, passando de 214, no segundo trimestre, para 106, no terceiro trimestre de 2024. A diminuição é observada em todas as regiões do país, o que indica uma recuperação financeira do setor do agronegócio.
Pequenos proprietários de terra tiveram baixas mais acentuadas, passando de 44 para 14 pedidos de recuperação judicial
A diminuição nos pedidos de recuperação judicial foi observada em todas as faixas de porte de empreendimento. Os pequenos proprietários de terra tiveram a maior queda, passando de 44 para 14 pedidos de recuperação judicial no período. Já os grandes proprietários diminuíram os requerimentos de 36 para 32.
Empresas do agronegócio também tiveram queda de 40,4% nos pedidos de recuperação judicial
A diminuição nos pedidos de recuperação judicial também foi observada entre as empresas que atuam de forma relacionada ao setor do agronegócio. Entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, houve uma queda de 40,4%, passando de 94 para 56 pedidos.
Algumas áreas do agronegócio registraram aumento nos pedidos de recuperação judicial
Apesar da queda geral, o setor do cultivo de soja registrou um leve aumento, passando de 53 para 59 requerimentos. Já o segmento de criação de bovinos teve baixa e foi de 25 para 15; o cultivo de cereais passou de 23 para 5 e o setor de café caiu de 7 para 3 solicitações.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo