Projeto integra Brasilândia ao centro de São Paulo; obras serão concluídas em 2027. Fase I do projeto inclui construção de estações e saídas de emergência.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que está em desenvolvimento em São Paulo, tem previsão de conclusão total para o ano de 2027. Com 15 estações, a rota conectará a Brasilândia, região norte da cidade, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, totalizando 15 quilômetros de percurso.
A construção da Linha 6-Laranja do metrô está em andamento, trazendo melhorias significativas para o sistema de transporte da capital paulista. As obras visam facilitar o trajeto dos passageiros, proporcionando mais agilidade e eficiência no deslocamento pela cidade.
Linha 6-Laranja: Avanços na Construção do Metrô
O empreendimento da Linha 6-Laranja tem como objetivo atender um grande fluxo de passageiros, prevendo mais de 600 mil pessoas utilizando o trajeto. Esta fase inicial, conhecida como fase I do projeto, já alcançou 49,82% de conclusão dos serviços, considerando a evolução das estações, saídas de emergência, postos de ventilação e do pátio Morro Grande.
É importante ressaltar que o trajeto da Linha 6-Laranja poderá ser expandido com a inclusão de seis novas paradas no futuro, desde que o governo paulista aprove a proposta apresentada pela concessionária. A entrega da primeira etapa está prevista para outubro de 2027, porém, a concessionária alertou em março sobre possíveis problemas geológicos não previstos, o que poderia atrasar a construção em mais de três anos, totalizando 1.096 dias além do prazo inicialmente estimado para 2025.
Assim, a conclusão da linha poderia se estender até 2028, ultrapassando a data planejada pelo governador Tarcísio de Freitas para implementar a fase I até outubro de 2027. Apesar disso, a concessionária mantém a proposta de inaugurar parcialmente o trecho em 2026 e completar as 15 estações até 2027.
Com um longo caminho pela frente, a construção das 15 estações do projeto original da Linha 6-Laranja apresenta diferentes níveis de avanço. A Estação Santa Marina lidera com 66,73% dos serviços realizados, enquanto a Estação 14-Bis está na fase inicial, com pouco mais de 10% das obras concluídas.
Das oito estações que já ultrapassaram metade da construção, destacam-se Brasilândia, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompéia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida. Por outro lado, sete estações ainda não atingiram 50% da construção necessária, incluindo Maristela, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, Faap-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
Além das estações, estão em andamento a construção de poços de ventilação e saídas de emergência, fundamentais para garantir a segurança dos passageiros. O Pátio Morro Grande, com 67,5% das obras concluídas, também faz parte do projeto.
A Linha 6-Laranja enfrentou desafios devido a falhas geológicas não previstas, o que impactou o andamento das obras. Apesar desses obstáculos, a previsão é que o projeto seja entregue parcialmente até o final de 2026 e totalmente finalizado até 2027. Na Estação 14 Bis, um resgate arqueológico está em andamento, impedindo o avanço das obras até sua conclusão.
Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado, a fase I da construção da Linha 6-Laranja demandará um investimento total de R$ 18,5 bilhões, sendo 46,8% financiados pelo governo (aproximadamente R$ 8,65 bilhões) e 53,1% pela concessionária (cerca de R$ 9,8 bilhões).
Fonte: @ Estadão
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