A pré-visão é de que os radares operem em janeiro de 2025 em regiões do litoral paulista com novos pontos na lista da Raposo.
O anúncio da suspensão dos radares móveis gerou debates sobre a eficácia dos equipamentos de medição de velocidade e a segurança no trânsito. A decisão do presidente Bolsonaro de proibir temporariamente os medidores de velocidade foi recebida com opiniões divergentes entre especialistas e a população, levantando questões sobre a importância desses equipamentos para a fiscalização e controle do tráfego nas estradas.
Radares: um reforço na fiscalização das rodovias paulistas
As estradas de São Paulo receberão 649 novos radares, ampliando a segurança viária. A previsão é de que esses equipamentos de medição entrem em operação a partir de janeiro de 2025. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) definiu os pontos críticos onde os medidores de velocidade serão instalados, priorizando as estradas não concedidas, como a Mogi-Bertioga e a Raposo Tavares. A região metropolitana de São Paulo contará com 124 equipamentos, enquanto Campinas terá 85 novos radares.
Radares nas diversas regiões paulistas
Além das regiões já mencionadas, outros pontos do estado também serão contemplados com os novos radares. Taubaté terá 66 pontos de fiscalização, Rio Claro contará com 61, e Itapetininga receberá 49 equipamentos. Presidente Prudente, Cubatão, Assis, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Barretos, Araraquara e Araçatuba também estão na lista de regiões com novos radares. A SP-055, que conecta Ubatuba a Peruíbe, terá 41 novos pontos de fiscalização, enquanto o corredor Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga receberão 25 radares.
Radares e segurança viária
A implantação dos radares faz parte do Plano de Segurança Viária do governo estadual, que visa reduzir pela metade a taxa de mortes no trânsito até 2030. Os novos equipamentos são mais modernos e eficientes, pois além de fiscalizarem a velocidade e contarem os veículos, também realizam a leitura automática das placas e transmitem os dados em tempo real para uma central do departamento responsável. Com essas medidas, busca-se a redução de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro em todo o estado de São Paulo.
Fonte: @ Estadão
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