Nova cultivar de maçã Gala, Purple Gala tem apelo sensorial com casca full color vermelha intensa, resultado de mutação estável.
Uma maçã completamente roxa por fora (e extremamente suculenta por dentro). Qual consumidor consegue resistir ao apelo da cor que se destaca entre as frutas? É apostando nesse apelo visual que a Embrapa Uva e Vinho está lançando, em colaboração com o setor privado, uma nova variedade de maçã gala – a Purple Gala.
Além disso, a Purple Gala promete conquistar os paladares mais exigentes com sua doçura única e textura irresistível. Com sua coloração vibrante e sabor inconfundível, a maçã Purple Gala certamente se tornará a estrela de qualquer evento, seja um simples lanche ou uma festa sofisticada. Aproveite o melhor da fruta e experimente a deliciosa Purple Gala hoje mesmo!
Purple Gala: A Nova Cultivar de Maçã com Cor Vibrante
A diferença para a maçã Gala que todos conhecem e que responde por 65% do mercado de maçãs no país, está especialmente na cor. Enquanto a Royal Gala tem a casca vermelha com fundo amarelo, a nova cultivar é coberta só por vermelho. O sabor é o mesmo, garantem os pesquisadores: doce, com crocância e leve toque de acidez.
Apelo Sensorial da Purple Gala
O brasileiro está acostumado com o sabor da Gala, e a Purple tem essa coloração compacta, vermelha arroxeada, cor vibrante, mas não é uma fruta que precisa introduzir no mercado e apresentar, porque o consumidor já conhece e aprova, comenta ao Agro Estadão a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Lucimara Antoniolli.
Para quem saboreia com os olhos, deve ficar mais difícil escolher entre a nova cultivar e a maçã, importada da Argentina que também tem a coloração vermelha intensa. A nova cultivar está sendo lançada oficialmente durante a 47ª Expointer, no Rio Grande do Sul.
A Jornada da Purple Gala: Da Descoberta ao Lançamento
Da descoberta ao lançamento, pesquisa com Purple Gala levou 11 anos. A Purple Gala foi registrada como BRS Gala JVZ64 e leva as iniciais do produtor rural que descobriu a novidade. É que a maçã Gala com casca 100% vermelha surgiu do olhar atento de João Vicente Zuanazzi às frutas do pomar de Royal Gala, que cultiva em Vacaria (RS) ainda em 2013. Ao Agro Estadão, o produtor e diretor da Jardim dos Clones, que fornece a tecnologia para outros produtores, conta que costuma observar mutações nas frutas, quase como um.
Parceria com a Embrapa: A Atuação na Validade da Cultivar
A partir daí, começou a parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a fim de validar a cultivar. Os estudos começaram em 2018 e os testes aconteceram em três ciclos em Vacaria (RS). Muito trabalho de pesquisa até que pudesse ser afirmado que essa mutação não sofreu nenhuma regressão, explica Antoniolli, a pesquisadora que participou desde o início do projeto. Já o engenheiro agrônomo e pesquisador aposentado da Embrapa, Paulo Ricardo Oliveira, foi o responsável por boa parte dos estudos.
Ao Agro Estadão, ele explica que a seleção de clones na fruticultura é uma modalidade de melhoramento genético que começa com a identificação de uma variante ou mutação natural no campo – o que aconteceu nos pomares do produtor Zuanazzi. Retiramos parte da planta que apresenta a mutação e ela é clonada para que seja possível confirmar, ou não, se a característica se mantém, resume Oliveira.
Ele complementa que manter a mutação depende de cuidados específicos nos viveiros credenciados. É um trabalho minucioso de produção de mudas.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo