Série de vídeos do Estadão em parceria com o Google mostra candidatos respondendo perguntas mais buscadas no Google Trends, uma ferramenta que calcula o interesse de busca.
No Brasil, o Google Trends é uma ferramenta essencial para entender as tendências e interesses da população. Como o principal buscador do país, o Google também funciona como um grande depósito de perguntas dos brasileiros, que utilizam a plataforma para sanar dúvidas sobre bem-estar, esportes e também sobre os candidatos às Prefeituras.
Para responder a essas questões e entender melhor as tendências atuais, o Estadão retomou o Joga no Google, uma ferramenta que utiliza o Google Trends como um analisador de tendências para entender o que os brasileiros estão procurando online. Com o auxílio do motor de busca, é possível identificar os principais temas de interesse da população e fornecer respostas precisas e atualizadas. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para entender o comportamento dos usuários. Com o Google Trends, podemos descobrir o que está em alta e o que está em baixa.
Google Trends: Entendendo as Buscas dos Eleitores
O Estadão, em parceria com o Google, apresenta uma série de vídeos que visa esclarecer as principais dúvidas dos eleitores sobre os candidatos às prefeituras de dez capitais brasileiras. A série, que começou no ano passado com o nome de Joga na Busca, volta com um novo formato especial para as eleições municipais deste ano.
O Motor de Busca, usado por milhões de pessoas diariamente, forneceu os dados para essa análise. O Google Trends, uma ferramenta que calcula e apresenta o interesse de busca no Google, foi fundamental para essa pesquisa. Os dados foram coletados entre 1° de janeiro e 17 de julho deste ano, com exceção de Goiânia, que foi até 24 de setembro.
Buscador: Entendendo as Perguntas dos Eleitores
Os candidatos às Prefeituras de todas as regiões brasileiras foram procurados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia e Manaus. O Estadão selecionou os três candidatos melhores posicionados nas principais pesquisas feitas até 17 de julho.
O Analisador de Tendências, Google Trends, forneceu as principais buscas feitas sobre os principais candidatos em suas respectivas capitais. Os dados foram obtidos via Google Trends, que calcula e apresenta o interesse de busca no Google.
Google Trends: Calendário de Publicação
Os episódios da série serão publicados três vezes por semana, com cada candidato aparecendo em um dia. Os vídeos serão publicados no Estadão e em todas as redes sociais do veículo na sexta-feira, no sábado e no domingo, sempre às 11 horas. A exceção será para os candidatos à Prefeitura de São Paulo, com os vídeos publicados entre 11 e 26 de setembro.
O calendário de publicação inclui:
* Salvador: Bruno Reis (União) – sexta-feira, 9 de agosto; Geraldo Júnior (MDB) – sábado, 10 de agosto; Kleber Rosa (PSOL) – domingo, 11 de agosto
* Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) – sexta-feira, 16 de agosto; Mauro Tramonte (Republicanos) – sábado, 17 de agosto; João Leite (PSDB) – domingo, 18 de agosto
* Fortaleza: Capitão Wagner (União) – sexta-feira, 23 de agosto; José Sarto (PDT) – sábado, 24 de agosto; André Fernandes (PL) – domingo, 25 de agosto
* Curitiba: Eduardo Pimentel (PSD) – sexta-feira, 30 de agosto; Luciano Ducci (PSB) – sábado, 31 de agosto; Ney Leprevost (União Brasil) – domingo, 1º de setembro
* Recife: João Campos (PSB) – sexta-feira, 6 de setembro; Daniel Coelho (PSD) – sábado, 7 de setembro; Gilson Machado (PL) – domingo, 8 de setembro
* São Paulo: Pablo Marçal (PRTB) – quarta-feira, 11 de setembro; Ricardo Nunes (MDB) – quinta-feira, 12 de setembro; Tabata Amaral (PSB) – sexta-feira, 13 de setembro; Guilherme Boulos (PSOL) – quarta-feira, 18 de setembro; Marina Helena (Novo) – quinta-feira, 19 de setembro.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo