Palestrantes de diversos segmentos trouxeram insights valiosos sobre a importância de pensar estrategicamente no cenário econômico, visando atender às necessidades dos consumidores com inteligência de dados.
Palestrantes de diversos setores de negócios, mercado e inovação estiveram presentes no Scanntech (IN) MOTION, compartilhando ideias valiosas sobre o cenário econômico, a percepção dos consumidores, a inteligência de dados e a importância de sempre pensar adiante para impulsionar os negócios do varejo, aproximando parceiros e aprimorando as estratégias comerciais. O evento contou com a presença de nomes como Pascal Finette, Head de Inovação na Singularity University; Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company; Zeina Latif, economista renomada e autora; Jason Goldberg, especialista em varejo; e Marc Randolph, cofundador da Netflix. Finette destacou que o e-commerce está gradualmente se transformando em um verdadeiro ‘social commerce’.
No decorrer do dia, os participantes puderam absorver conhecimentos sobre as tendências de mercado, a importância da inovação constante e a necessidade de se adaptar às mudanças rápidas e constantes. A disrupção foi um tema recorrente nas discussões, mostrando como a capacidade de se reinventar e pensar fora da caixa são essenciais para se destacar no cenário atual. A presença de profissionais tão renomados no evento reforçou a importância de buscar sempre novas formas de abordar os desafios e oportunidades do varejo, mantendo-se alinhado com as demandas do mercado em constante evolução.
Perseguindo a Inovação e a Disrupção nos Negócios
Por isso, o sucesso de uma marca jamais pode ser motivo de acomodação. ‘Um dos segredos de negócio é nunca estar satisfeito com a sua performance. Dessa maneira, perseguir a inovação e a disrupção é a estratégia que deve ser trazida para o centro.’ Em sua exposição, Fernandes destacou as mudanças nos segmentos de consumidores de todas as faixas sociais.
De acordo com levantamentos da consultoria, eles estão cada vez menos ligados a marcas específicas de produtos, procurando sempre artigos mais baratos no varejo e, em alguns casos, substituindo produtos por outros da mesma marca, porém menores – dados fundamentais para o planejamento adequado dos negócios. Pós-pandemia, esse consumidor se planeja muito mais, com menos lealdade às marcas e menos barreiras, tanto online quanto offline, explicou.
Por fim, Goldberg apontou a importância da inovação no cenário econômico atual, trazida por novas tecnologias, como a inteligência artificial, e pela constante transformação na relação do consumidor com os varejistas. ‘Hoje, o consumidor tem o mercado nas mãos e, por isso, ter dados qualificados é tão importante’, ressaltou. O especialista em negócios ainda apontou outra grande tendência, do consumidor que descobre produtos online e pesquisa em sites antes de comprar em lojas físicas.
Marc Randolph: Inovação e Disrupção como Pilares do Sucesso
Referência global em inovação, o escritor, palestrante, criador e fundador da Netflix e ex-CEO da companhia, Marc Randolph, fechou o evento com uma palestra inspiradora. Ele enfatizou a importância de pensar de forma inovadora e disruptiva para se destacar no mercado.
Para Randolph, receber um ‘não’ é um processo que sempre deve ser encarado como uma nova oportunidade. Além disso, ele destacou que não necessariamente as ideias mais complexas serão as inovadoras. ‘Se houver uma boa ideia, insista, mesmo que seja algo simples.’ Ele exemplificou com a criação do Post-It, da empresa 3M.
‘Se você quiser ser realmente disruptivo em seu negócio, não é tão complicado. Tudo o que você precisa é de tolerância ao risco, uma ideia e trazer um ingrediente de inovação. Assuma um risco, faça algo e comece o seu processo de aprender’, concluiu.
Zeina Latif: A Importância da Inovação em Meio à Complexidade Econômica
Premiada economista, colunista e sócia da Gibraltar Consulting, Zeina Latif destacou a importância de perseguir a inovação em meio aos desafios econômicos do país. Ela ressaltou a instabilidade econômica e a baixa qualidade da educação como fatores que exigem das empresas uma constante busca por inovação.
‘Perseguir o aumento da eficiência é o único caminho’, afirmou Zeina. Em um cenário de mudanças rápidas e complexas, a inovação se torna essencial para garantir a relevância e o sucesso nos negócios. Pensar de forma inovadora e disruptiva é fundamental para enfrentar os desafios do mercado atual.
Fonte: @ Estadão
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