Diretor da agência entrega estudos ao STF sobre projeto de ferrovia de 933 km de Sinop (MT) a Miritituba (PA), despertando debates mais amplos sobre viabilidade e escoamento do agronegócio.
BRASÍLIA – O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Lucas Oliveira, manifestou otimismo em relação ao progresso da Ferrogrão após a resolução, no Supremo Tribunal Federal (STF), da questão que envolve a ferrovia. ‘A Ferrogrão é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento do país’, afirmou Oliveira.
A expectativa é que a construção da Ferrogrão traga benefícios significativos para a logística de transporte no Brasil, conectando importantes regiões produtoras ao porto de Miritituba, no Pará. A modernização da ferrovia é vista como essencial para impulsionar a economia e aumentar a competitividade do agronegócio nacional.
Projeto Ferrogrão desperta debates mais amplos
O diretor da agência responsável pela Ferrogrão, Vitale, expressou otimismo após destravar questões no STF. Ele acredita que agora será possível avançar mais rapidamente e retomar discussões mais amplas com a sociedade. Durante o Fórum Caminhos da Safra, promovido pela Globo Rural, Vitale destacou a importância de apresentar os estudos técnicos exigidos pelo STF e aguardar a avaliação da Corte.
Ferrogrão: viabilidade e estudos em pauta
O PSOL, responsável pela ação que questiona o projeto da Ferrogrão no STF, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes mais tempo para a conclusão dos estudos sobre a viabilidade e os impactos da obra. Ainda não houve decisão do ministro em relação aos prazos, mantendo o projeto paralisado desde 2021 por decisão cautelar.
Expansão das ferrovias para escoamento do agronegócio
Vitale ressaltou a necessidade de ampliar o número de ferrovias no país para atender à demanda crescente do agronegócio. Ele mencionou que, embora o número de ferrovias tenha aumentado, ainda não é suficiente para o escoamento eficiente da produção agrícola. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) está em construção e, em breve, contribuirá para diminuir a dependência das rodovias.
Investimentos em infraestrutura ferroviária
Além da Ferrogrão, outros projetos estão em andamento para fortalecer a malha ferroviária do país. A segunda fase da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) está em construção, assim como a Transnordestina, que promete ser uma nova rota para o escoamento de grãos. Vitale destacou a importância de garantir investimentos contínuos para que essas obras sejam concluídas dentro do prazo previsto.
Desafios orçamentários no setor ferroviário
No entanto, a restrição orçamentária nos Ministérios dos Transportes e das Cidades preocupa Vitale. Ele ressaltou a importância de garantir recursos suficientes para acelerar os processos de concessão, obras e entrega de infraestrutura ferroviária. A falta de investimento pode impactar negativamente a velocidade de execução dos projetos e a eficiência do transporte de cargas.
Fonte: @ Estadão
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