Local do Palácio do Governo está isolado após esvaziamento, esquadrão antibombas e Corpo-de-Bombeiros atuam.
Em meio a explosões na região da Praça dos Três Poderes, em Brasília, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e servidores foram evacuados da Corte. Muitos ficaram em choque com a situação, enquanto outros correram para buscar abrigo.
A explosão na Praça dos Três Poderes, onde fica o STF, foi vista por dezenas de pessoas. O impacto foi sentido em todos os cantos da região da Corte máxima, que fica na Praça dos Três Poderes, um dos principais pontos turísticos de Brasília, e onde funcionam os três Poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. Conforme o STF, a explosão foi ouvida ao longo da tarde de sexta-feira, no dia 1º de abril de 2023, deixando muita gente em choque. O prédio da Corte foi evacuado após a ocorrência.
Explosões em Brasília: STF é evacuado por medida de cautela
Em transparência, a Corte-máxima do Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o esvaziamento do prédio-sede ocorreu por meio de uma medida de cautela. Esse procedimento foi adotado após o registro de dois fortes estrondos, que foram ouvidos ao final da sessão do STF, na noite da quarta-feira (13). Nessa ocasião, os ministros foram imediatamente retirados do prédio em segurança.
A evacuação do edifício, que abriga o gabinete do STF, não foi realizada apenas para os ministros, mas também visou a remoção dos servidores e colaboradores do local. A medida de cautela foi implementada para garantir a segurança de todos os presentes.
Ainda não se sabe o que motivou as explosões. Para ter acesso a mais informações sobre as investigações, é necessário aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF está colaborando com as autoridades policiais do Distrito Federal, que estão a cargo das investigações.
A cena após as explosões foi de grande alarme, com a Praça dos Três Poderes, onde se localiza o STF, sendo isolada pela Polícia Militar. Segundo a Polícia Militar, o isolamento foi feito para garantir a segurança de todos presentes no local, bem como para permitir que as equipes de investigação pudessem cumprir com o seu papel.
Nesse contexto de tensão, o corpo de um homem foi encontrado na área próxima ao prédio do STF, onde as explosões foram registradas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o homem havia perdido a vida em uma área próxima ao local das explosões. A Polícia Civil do Distrito Federal iniciou as investigações imediatamente após o fato e a perícia está no local para recolher provas e elucidar os fatos.
Para garantir a segurança da área, o esquadrão antibombas do Corpo de Bombeiros está realizando uma varredura completa do entorno dos prédios. Essa ação visa identificar e neutralizar quaisquer ameaças potenciais, garantindo a segurança de todos os presentes no local.
A Polícia Civil do Distrito Federal já iniciou as investigações, com equipes trabalhando em conjunto com a perícia para recolher provas e esclarecer os fatos. A Segurança do STF, juntamente com as autoridades policiais do Distrito Federal, está comprometida em esclarecer os detalhes das explosões e garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados pelo que aconteceu.
A situação continua sendo monitorada de perto, com equipes de investigação e segurança trabalhando em conjunto para garantir a segurança da área e esclarecer os fatos.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo