Nova regra para dispositivos novos que nunca utilizaram Pix.
Em um processo que busca garantir a representatividade da sociedade, mais de 30 milhões de eleitores estão preparados para exercer seu direito fundamental em 51 municípios do Brasil, escolhendo os futuros prefeitos e vice-prefeitos para o período de 2025 a 2028.
Com a realização de mais de 5.500 eleições para prefeito e vice-prefeito em todo o território nacional, a expectativa é de que os eleitores exerçam seu voto conscientemente, seja em primeiro ou segundo turno, responsabilizando-se pela escolha da liderança que irá guiar suas cidades nos próximos anos. A aplicação de critérios rigorosos na hora de definir os candidatos e a fiscalização da realização da votação em urnas seguras garantem a veracidade das eleições. Com essas medidas, a sociedade civil pode desfrutar da tranquilidade de que os resultados são justos e que a democracia no Brasil continua a evoluir.
Candidatos realizam votação em localidades com mais de 200 mil eleitores
O segundo turno eleitoral será realizado em locais com uma grande quantidade de eleitores, onde um candidato não alcançou votação superior à metade dos votos no dia 6 de outubro. A partir disso, é possível inferir que os eleitores em locais com mais de 200 mil eleitores terão um papel fundamental na decisão do segundo turno. Desse total, 15 capitais estarão envolvidas, como Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Na cidade de São Paulo, a população será convidada a escolher entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O Estado de São Paulo tem o maior número de municípios com votação em primeiro lugar, totalizando 18 cidades, tornando-se um setor de grande relevância para o segundo turno. O horário de votação seguirá a cronologia das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde, em conformidade com o horário de Brasília, sendo que as cidades localizadas em fusos horários diferentes seguirão o horário unificado para todo o País. Nesse segundo turno, apenas os municípios de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) adotarão fuso horário diferente, com o horário de votação das 7 horas da manhã às 4 horas da tarde. Se houver filas, o mesário distribuirá senhas, começando pelo último, para garantir que todos os eleitores presentes na seção eleitoral possam exercer seu direito de voto. O voto é obrigatório para os eleitores que têm entre 18 e 70 anos, bem como facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. A deputada federal e candidata à prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), votou na manhã deste domingo, 27. O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) também votou em seguida na capital do Rio Grande do Norte, em segundo turno. De acordo com as pesquisas, Freire tem uma vantagem ligeira. No primeiro turno, Freire obteve 44,08% dos votos, enquanto Natália teve 28,45%.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo