A 214 km de São Paulo, Andradas tem vista das serras, solo vulcânico e cafés especiais premiados internacionalmente.
Em Andradas, a 214 km de São Paulo (aproximadamente três horas de viagem), os visitantes podem desfrutar de uma atmosfera acolhedora, culinária mineira saborosa e uma paisagem deslumbrante com vistas das serras e montanhas. A região é famosa por sua produção de vinho, sendo conhecida como a Terra do Vinho devido à influência dos colonizadores italianos e portugueses.
Além disso, os apreciadores de vinhos podem explorar as vinícolas locais e degustar diferentes variedades da bebida, apreciando a qualidade e o sabor únicos dos vinhos produzidos na região. A experiência de visitar Andradas inclui não apenas a imersão na cultura do vinho, mas também a oportunidade de desfrutar da hospitalidade dos moradores locais e da beleza natural que envolve a cidade.
Vinho: A História e a Tradição
Na época, eles vieram para substituir os escravos nas lavouras de café, mas, assim que ganharam seu dinheirinho, decidiram investir em terras próximas e produzir o que sabiam: uva’, conta Fábio Silva, gerente comercial da Casa Geraldo. A combinação das condições de clima, solo e relevo, relacionadas à origem vulcânica do planalto de Poços de Caldas, dá a homogeneidade e singularidade do terroir local. Em Andradas, o terroir único reflete diretamente na qualidade dos produtos finais, manifestando-se em cafés especiais com alta pontuação, azeites e vinhos premiados internacionalmente, conta Bianca Martinelli, gerente de Turismo e Cultura de Andradas. Andradas é a maior produtora de vinhos do Estado de Minas Gerais. Na década de 1950, eram cerca de 44 vinícolas registradas na cidade e mais 30 famílias que produziam o próprio vinho. Hoje, são apenas seis. A mais antiga da cidade é a Vinhos Basso, que iniciou sua produção em 1902. Assim como ela, a Vinhos Beloto, a Vinhos Muterle e a Vinhos Marcon não contam com degustação ou tour pela vinícola, mas é possível ir até a propriedade adquirir os vinhos ou, em alguns casos, comprar via internet.
A Tradição da Casa Geraldo
Uma das mais conhecidas da cidade, a Casa Geraldo, conta com 52 hectares de uvas plantadas. A especialidade da casa são vinhos finos e nobres (com destaque para as uvas Shiraz e Cabernet Sauvignon). A entrada luxuosa já cria expectativas sobre o passeio. Uma curiosidade do espaço são os vinhos feitos de uva-passa. A maturação acontece no pé, de maneira que a uva torna-se uva-passa ainda na parreira, tendo como resultado um vinho com o açúcar 100% natural da uva. Assim, ele se transforma em um vinho leve, perfeito para sobremesas. Em 2022, a linha Inverno Late Harvest 2021, da uva Moscatel, levou o prêmio Gran Oro do Brazil Wine Challenge. As opções de passeios variam de acordo com a quantidade de vinhos degustados. Há, por exemplo, desde o Passeio Prata (R$ 80 reais por pessoa), que conta com tour da propriedade e degustação de nove vinhos até o Passeio Jardineira (R$ 800 por pessoa) que tem duração de aproximadamente sete horas, conta com café da manhã, degustação de mais de 20 rótulos, tour e almoço.
Explorando a Vinícola Stella Valentino
A Vinícola Stella Valentino, outra tradicional, tem uma proposta totalmente diferente. Ali, o visitante entra em um casarão centenário da Família Stella, muitas vezes sendo recebido pelo próprio senhor José Procópio Stella, proprietário da vinícola, em uma atmosfera descontraída e aconchegante. ‘Desde os quatro anos a gente reza para San Genaro cuidar de ‘nostro vino’, até porque naquela época.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo