Programa de Impulsão aponta oportunidades e desafios para empresas do Agro. Diretor técnico destaca inovação e soluções para gargalos.
Aproximadamente 160 startups estão envolvidas na fase inicial do Programa de Incentivo a Startups do Agro. Depois de serem selecionadas para ingressar no programa, nessa terça-feira, 20, elas marcaram presença em uma transmissão ao vivo para se integrarem e se familiarizarem com as empresas de inovação.
No segundo parágrafo, destaca-se a importância do Agronegócio para a economia nacional, impulsionando a Agricultura e a Pecuária. A diversidade de soluções apresentadas pelas startups promete contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável do setor.
Agro: Oportunidades e Desafios no Agronegócio Brasileiro
O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Bruno Lucchi, destacou as perspectivas do setor agropecuário nacional. Em meio a um cenário desafiador, Lucchi ressaltou a importância de buscar soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio.
Lucchi apontou os principais gargalos enfrentados pelo setor, dividindo-os em quatro áreas-chave: Tecnológico, Crédito, Regulatório e Protecionismo. Para superar esses desafios, a CNA está incentivando o desenvolvimento de projetos pilotos por meio de startups, com todos os custos cobertos pela entidade.
Além disso, as empresas que concluírem com êxito o programa de impulsionamento terão a oportunidade de apresentar seus projetos em um evento exclusivo, voltado para produtores rurais e investidores. O prazo para participação nesse processo vai até o dia 4 de outubro.
A CNA identifica um campo fértil para inovações tecnológicas na piscicultura e na rastreabilidade, apontando-as como tendências promissoras. Lucchi ressaltou a importância de aprimorar o melhoramento genético dos peixes nativos e desenvolver rações mais adequadas para impulsionar o setor.
Outro destaque foi a busca por soluções que otimizem a classificação de grãos de soja, atualmente realizada de forma manual e subjetiva. A CNA está empenhada em desenvolver uma máquina que torne esse processo mais objetivo e eficiente.
No que diz respeito ao mercado futuro, a CNA busca ampliar as oportunidades de negociação para produtos agropecuários menos tradicionais, como feijão e leite. A implementação de um mercado futuro para esses produtos poderia reduzir a volatilidade de preços e proporcionar maior segurança aos produtores.
A questão da implementação do Código Florestal também foi abordada, ressaltando a importância de acelerar o processo de validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR). A demora nesse processo acarreta prejuízos e dificulta a regularização ambiental das propriedades rurais.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo