Tempo ainda não é favorável para início dos plantios devido a chuvas passageiras e tempo quente, alerta meteorologista sobre chuvas extremas e possível frente fria.
A chuva que tem castigado a região Sul do país também irá trazer instabilidade no tempo para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 03. A previsão é de que as chuvas possam se espalhar por outras áreas próximas, como o sul de Minas Gerais e de Goiás.
As precipitações intensas podem causar transtornos em várias cidades, especialmente em áreas urbanas. Além disso, as chuvas extremas podem levar a inundações e deslizamentos de terra, o que exige atenção redobrada por parte das autoridades e da população. É importante estar preparado para enfrentar essas condições climáticas adversas e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos. A prevenção é a melhor defesa.
Chuva: Mudanças no Tempo no Brasil
A meteorologista Desirée Brandt, da Nottus, destaca que a chuva passageira que atinge o país não é suficiente para ser considerada chuva agrícola, que é aquela com mais de dez milímetros de volume e que ocorre todos os dias por ao menos cinco dias. ‘Essa chuva não é para lançar semente. É muito pontual. Ainda não veio uma chuva para dar um início confortável para os plantios de verão’, sinaliza.
Mesmo assim, essas chuvas já indicam que o tempo no Brasil deve mudar nos próximos dias. ‘Isso já é um sinal de que a atmosfera está mudando aos poucos. E aí, principalmente, ao longo da semana que vem, vamos ter uma mudança bem mais significativa na distribuição de chuva pelo Brasil’, comenta a especialista.
Chuvas Extremas no Norte e Sul do País
Há também áreas de instabilidade para a região Norte, com chances de precipitações em quase todos os estados nesta quinta e sexta. Essas chuvas também devem atingir o norte e noroeste de Mato Grosso. ‘É como se a atmosfera daquela região da Amazônia estivesse despertando com o retorno da umidade e essas chuvas se espalhando pela localidade’, explica Brandt.
Já no Sul do país, produtores de arroz do Rio Grande do Sul terão uma janela até pelo menos o dia 06 para fazer a etapa de semeadura do cereal. Os últimos dias foram de chuvas intensas, o que tem afetado a atividade. A meteorologista recomenda que os produtores aproveitem essas brechas para fazer o plantio, pois as frentes frias devem continuar levando chuva para o estado.
Tempo Quente no Centro do País
Tempo firme também na parte central do país, especialmente, no centro-norte de Goiás, norte de Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão. Nessa zona, alguns lugares podem registrar máximas chegando ou superando os 40ºC até o fim de semana. A previsão é de que o clima quente só mude na outra semana. ‘Até o meio da semana que vem, o clima segue com temperaturas altas. Por volta do dia 10, a gente vê as temperaturas diminuindo e isso significa que vai ter presença de nebulosidade e chance maior de chuva’, projeta Brandt.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo