Cartunista japonesa mudou-se para o Brasil em maio de 2024 e fala sobre vida no Brasil, mudança e aprendizado
A mudança é um processo contínuo na vida de qualquer ser humano, e em um país como o Brasil, com uma cultura tão rica e diversificada, essa mudança pode ser especialmente marcante para aqueles que se mudam de uma região para outra ou que vivem em uma cidade grande. É como se você estivesse desenhando um novo retrato da vida de forma constante.
Um exemplo disso é um estrangeiro que se muda para o Brasil para estudar ou trabalhar. Tudo que ele faz, desde ir ao mercado até fazer as unhas, é uma experiência nova e emocionante. Ele precisa lidar com a mudança climática, a mudança cultural e aprender a se adaptar a uma nova realidade. Mas, ao contrário de muitos brasileiros que fazem essas coisas no automático, o estrangeiro está desenhando um novo retrato da vida, uma nova rotina e um novo estilo de vida.
Mudanças e Novas Oportunidades
A cartunista japonesa conhecida como Oran, um apelido que evoca a ideia de mudança, desenha sua vida no Brasil desde que se mudou, em maio de 2024. O nome Oran faz referência a um orangotango, um personagem que ela utiliza para representar-se em suas obras, feitas com traços simples e legendas em português. A mudança foi um divisor de águas na vida de Oran, que passou a viver no Brasil após anos no Japão. Ela conta que a vida no Brasil era imprevisível para ela, e que a mudança foi um desafio, mas também uma oportunidade de crescer. Ao desenhar, Oran encontra uma maneira de relatar seu dia-a-dia aos familiares e amigos, e de compartilhar suas experiências no Brasil.
Desenhando a Mudança
Oran é uma artista que sempre desenhou, mas a mudança para o Brasil tornou seu hobby algo mais sério. Ela está aprendendo português e, mesmo com os desafios da língua, consegue se comunicar com seus seguidores, que são principalmente brasileiros. Seus quadrinhos são uma maneira de se divertir e de compartilhar sua vida no Brasil com os outros. Recém-chegada, Oran já descobriu guloseimas brasileiras como a paçoca e está conquistada pela paçoca. No entanto, o mais surpreendente foi o caldo de cana e as frutas. ‘Todas as frutas do Brasil são muito saborosas’, disse ela. Ao desenhar sobre sua vida no Brasil, Oran está desenhando a mudança e a cultura brasileira.
Mais Além da Mudança
Oran está no Brasil temporariamente, devido a uma transferência no trabalho do marido, mas está aprendendo português e se adaptando à vida no Brasil. Para ela, os quadrinhos são um divertimento e uma maneira de se comunicar com seus seguidores. A cartunista brincou sobre o maior choque cultural que vivenciou: ‘Fiquei surpresa com a cultura brasileira de se chamarem por apelidos. Quando postei um quadrinho sobre apelidos, descobri pelos comentários que todo mundo tem um apelido engraçado’. Ao desenhar sobre a vida no Brasil, Oran está desenhando a mudança e a cultura brasileira. Veja abaixo os quadrinhos de Oran, que são colocados em português em seu TikTok e em japonês em seu Instagram:
@oran_world_brasil Deixe-me apresentar-me!!(Atualmente estou aprendendo português. Posso estar cometendo alguns erros de gramática.) ♬ Chopin Nocturne No. 2 Piano Mono – moshimo sound design @oran_world_brasil Estou com medo do CUPIM..#brasil🇧🇷 #ブラジル #ブラジル生活 #CUPIM #おすすめ ♬ September Rain (2020 Remastered) – Makoto Matsushita @oran_world_brasil Peguei um trem no Brasil #brasil🇧🇷 #brasil #tram #ブラジル #おすすめ #あるある #ブラジル生活 ♬ オリジナル楽曲 – オランのブラジル滞在記 – オランのブラジル滞在記
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo