Agência desenvolve sistema ‘Origem Verificada’ para identificar chamadas desconhecidas, exibindo nome e logomarca de quem originou a ligação.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando em um sistema inovador que tem como objetivo identificar chamadas desconhecidas, mostrando o nome e a logomarca do remetente da ligação.
Esse novo sistema promete revolucionar a forma como lidamos com chamadas de números não salvos em nossos celulares, trazendo mais segurança e transparência para os usuários. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investindo em melhorias no software para garantir uma experiência ainda mais eficiente aos usuários.
O sistema de ‘Origem Verificada’ contra o golpe 0800
O objetivo principal é combater o chamado ‘golpe do 0800’, no qual criminosos se passam por falsas centrais de atendimento de bancos para extorquir vítimas. A agência ainda não divulgou detalhes de como o sistema funcionará, mas informou que mais detalhes devem ser revelados em outubro. Até o momento, sabe-se que os principais bancos do País e as empresas de telecomunicações estão testando as funcionalidades. Claro, TIM e Vivo estão entre as operadoras de telefonia móvel participantes do projeto.
O sistema de autenticação de chamadas chamado ‘Origem Verificada’
Segundo a Anatel, o ‘Origem Verificada’ permitirá ao consumidor ter melhores informações sobre quem está ligando. Chamado de ‘Origem Verificada’, o sistema tem como objetivo autenticar a chamada, por meio de uma camada adicional de verificação da numeração e sua origem. Essas funcionalidades são muito úteis para proteger contra fraudes e golpes que envolvem a adulteração do número do chamador, além de fornecer ao consumidor informações mais precisas sobre quem está ligando, facilitando a decisão de atender ou não, informa a Anatel.
A complexidade do sistema de ‘Origem Verificada’
A agência destaca a complexidade do projeto, que envolve a colaboração de dezenas de empresas com acordos jurídicos, comerciais e técnicos distintos. Por isso, a expansão será gradual e dependerá também da atualização dos aparelhos, que está sendo realizada pelos principais fabricantes no país, segundo a Anatel.
O sistema de proteção contra roubo de dados por meio da identificação de chamadas autênticas
A Anatel esclareceu que o sistema não é um ‘software que protege os celulares contra roubo de dados por meio da identificação de chamadas autênticas’. Isso porque não é necessário baixar nenhum software, não haverá cobrança pelo serviço, nem será preciso tomar qualquer providência. ‘Os aparelhos estão sendo atualizados pelos fabricantes para serem compatíveis com essas funcionalidades. O objetivo é fornecer ao consumidor mais informações sobre a chamada, o que deve ajudar na conscientização contra fraudes’, informa a nota da agência.
A opinião da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT)
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), representante das empresas de call center, elogiou a iniciativa. ‘Acreditamos que os novos recursos trarão maior transparência, melhorarão a experiência do cliente e, com um maior índice de ligações atendidas, ajudarão a preservar os empregos dos profissionais de call centers’, diz, em nota.
Fonte: @ Estadão
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