O presidente do BID destaca a postura do BC em subir juros como divergente, pois o Fed corta taxa, demonstrando independência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou sua plataforma no Instagram para apoiar os candidatos nas eleições, tornando-se mais presente na mídia social após o período eleitoral anterior que o afastou de petistas e aliados em todo o Brasil.
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Lula se manifestou sobre os candidatos que concorrem ao segundo turno em nove municípios brasileiros, Lula reapareceu ao lado de políticos e líderes, demonstrando apoio e lealdade a seus aliados. Os vídeos são uma forma de retorno da atuação política do presidente, aproximando-se de uma nova geração de eleitores e demonstrando força de uma nova liderança política nacional.
Presidente Lula, Líderes Políticos e Apoio às Candidaturas
Em um cenário marcado pela ausência do presidente em muitas localidades, o nome mais frequente da presença do chefe do Executivo era esperado em outras capitais, como Porto Alegre, que entra no segundo turno sem o apoio do petista. O líder político, presidente dos Trabalhadores, entrou em cena nos últimos minutos do segundo tempo para anunciar apoio às candidaturas de Willian Souza, em Sumaré (SP); Catanho, em Caucaia (CE); Valdeci Oliveira, em Santa Maria (RS); Fernando Marroni, em Pelotas (RS); Jairo Jorge, em Canoas (RS); Vinicius Castello, em Olinda (PE); José Filippi, em Diadema; Marcelo Oliveira, em Mauá (SP); e Luiz Caetano, em Camaçari (BA).
A partir daí, o presidente segue um padrão, variando a saudação entre ‘meus amigos e minhas amigas’ e ‘companheiros e companheiras’, antes de citar o nome da localidade. Em um dos vídeos, o presidente comenta que essa data, o dia 27, será ‘um presente’ para ele, em alusão ao seu aniversário.
Presidente Lula, Comunicação Política e Apoio
Em duas das gravações, o presidente aparece ao lado dos petistas, como em Olinda e Camaçari, onde há um aperto de mãos e o presidente bate a bola para os candidatos, perguntando sobre as intenções do político e as razões para o eleitor o escolher. Como mostrou o Estadão, havia uma grande expectativa com a presença do presidente nas campanhas, mas foi frustrada, com Lula ausente durante boa parte do confronto político. No segundo turno, ele visitou apenas Fortaleza (CE), Natal (RN) e Camaçari (BA).
Candidaturas, Desafios Políticos e Presidente Nacional
Em algumas localidades, como São Paulo, o presidente não foi um dos cabos eleitorais presentes nas campanhas de Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). O Partido dos Trabalhadores passou para o segundo turno em 13 cidades, sendo quatro capitais, enquanto o PL de Bolsonaro disputa em 23 cidades, das quais nove capitais. Conforme mostrado no Estadão, Lula preferiu gravar lives a subir no palanque de candidatos do PT ou mesmo de concorrentes de partidos apoiados por ele para não sofrer reveses em votações no Congresso Nacional.
Presidente Lula, Rotina e Desafios
‘Eu tenho uma base de apoio no Congresso que extrapola o meu partido’, admitiu o presidente, em junho, em entrevista a uma rádio de Fortaleza. ‘Vou fazer campanha, mas com muito cuidado, porque também não posso ser pego de surpresa e ter um revés no Congresso Nacional de descontentamento’, justificou. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, endossou a explicação, afirmando ao Estadão que ‘em muitos locais, partidos que compõem o governo de coalizão estão disputando prefeituras’, motivo que teria mantido Lula longe das agendas, além da própria rotina como presidente.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo